Perdido definitivamente o título deste ano, o finlandês Kimi Raikkonen tem agora dois objetivos em mente: garantir o campeonato de construtores para a McLaren e se preparar para, em 2006, dar o troco no espanhol Fernando Alonso. A equipe inglesa tem apenas dois pontos de vantagem sobre a Renault (164 contra 162).

CARREGANDO :)

"Felicidades para Fernando, mas é melhor ele estar preparado porque eu e minha equipe lutaremos duro no resto da temporada e no próximo ano", afirmou o vice-líder do Mundial, que deu adeus ao sonho do título neste domingo.

"Claro que estou decepcionado porque terminou minha luta pelo título de pilotos, mas de alguma forma já sabíamos que isso iria acontecer", afirmou o finlandês, garantindo que buscará as vitórias nos últimos dois Grandes Prêmios do ano - Japão e China - para ajudar a McLaren a conquistar o título entre as equipes.

Publicidade

Raikkonen tem as mesmas seis vitórias que Alonso na temporada atual, mas pagou o preço por não ter tido um bom início de temporada. Com o carro ainda em desenvolvimento, Raikkonen marcou apenas sete pontos nas quatro primeiras provas, contra 36 de Alonso.

A vantagem foi fundamental para o campeão, já que as 13 corridas seguintes foram marcadas pelo equilíbrio: 87 pontos para o finlandês contra 81 do espanhol. Neste período, Alonso teve o mérito de correr em busca não da vitória mas do melhor resultado possível. Chegou cinco vezes em segundo lugar e não deixou Raikkonen encostar na liderança do Mundial.