Quatro assuntos que habitualmente estão fora da pauta das eleições municipais polemizaram o debate, promovido pela TV Tarobá, entre os candidatos a prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT) e José Lemos (PT) ,na noite desta terça-feira (23). Reserva de cotas para negros nas universidades, descriminalização do aborto e da maconha, além da proposta de combate a homofobia com o material que ficou conhecido como "kit gay" foram os temas em questão
Posições de Bueno
Aparentemente de forma equivocada, Bueno afirmou ser favorável a descriminalização do aborto e da maconha, mas, alertado pelos assessores sobre a repercussão imediata de suas palavras nas redes sociais, ele corrigiu a informação no bloco seguinte. Disse ser contrário ao aborto e que se referiu ser favorável a "descriminalização da discussão", o que não é crime. Bueno também disse ser contra a reserva de cotas para negros por considerar a medida uma forma de discriminação. "É um apartheid, significa dizer que nós estamos separando a sociedade, temos que oferecer educação de qualidade e inclusão social", disse o candidato. Sobre a cartilha anti-homofobia, o pedetista declarou ser totalmente contra "porque as crianças ainda não estão preparadas para tratar esse assunto".
Posições de Lemos
Lemos invocou sua religião ele é católico para dizer que é contra ao aborto. "Eu sou a favor da vida e vida em abundância. Sou contra o aborto, sigo os princípios da minha igreja. Sou cristão".
Sobre a reserva de cotas, disse que é favorável "porque temos uma dívida muito grande com a população negra do Brasil" desde o período da escravidão.
Propostas
Além de muitas trocas de farpas, os candidatos apresentaram as propostas que fazem parte dos planos de governo. Bueno procurou mostrar que tem afinidade com o governador Beto Richa e que isso será fundamental para parcerias com o Estado. Lemos também enfatizou sua ligação com a presidente Dilma Rousseff para afirmar que será possível firmar buscar recursos junto ao governo federal.
Os dois candidatos voltam a se enfrentar em outro debate na sexta-feira (26) na RPC TV.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião