Um dia após receber a informação de que poderia ser punido pela Agência Francesa Antidoping (AFLD), o heptacampeão da Volta da França, Lance Armstrong, resolveu comentar o assunto. Nesta sexta-feira, o americano postou um vídeo em seu site oficial, onde contou como foi realizado o procedimento de controle antidoping e declarou seu receio em ficar fora da competição neste ano.
"É bem provável que eles não deixem eu participar desta edição. É uma pena porque amo aquela prova. Sei que temos uma história ali, mas também tenho certeza de que meu retorno à disputa neste ano não foi bem-vindo por muitas pessoas na França. É uma pena". disse o americano, que não disputa a prova desde 2005.
A sanção da AFLD seria aplicada a Armstrong por o ciclista não ter permanecido sob supervisão direta e permanente do examinador durante a coleta de cabelo, urina e sangue realizada em sua casa em 17 de março.
"Achei muito estranho quando o examinador chegou sozinho. Em toda a minha carreira, nunca tinha visto uma coleta apenas com uma pessoa, eles sempre chegam em duplas, no mínimo. Então, liguei para representantes da UCI (União Ciclista Internacional) e confirmei que ele era um examinador oficial mesmo. Mas o mais impressionante é que, no final, ele me disse que estava tudo normal com o meu exame, chegou até a marcar isso no formulário. Agora, dias depois, chega essa notícia", afirmou o ciclista.
Sem saber se poderá participar da edição de 2009 e buscar a oitava vitória na Volta da França, Armstrong está nos Estados Unidos, após ter se submetido a uma operação no ombro direito para curar uma lesão na clavícula, sofrida após queda em uma prova na Espanha, em março.
"Quanto à lesão, está tudo bem. Não sinto mais dores e estou andando de bicicleta normalmente, como fazia antes. Espero poder competir na França".