O velejador Lars Grael, dono de duas medalhas olímpicas, vai presidir a Comissão Nacional de Atletas, órgão do Conselho Nacional do Esporte, do ministério.
A indicação foi anunciada pela pasta após um encontro de Grael com o novo ministro, George Hilton.
O ex-atleta fez críticas à organização das Olimpíadas de 2016 no final do ano passado dizendo que o país não tem planejamento na área esportiva, criticando a evolução da despoluição da Baía de Guanabara e comparando a preparação a de Atenas, em 2004, considerado o maior fiasco dos Jogos.
Agora, pretende ser um canal de interação entre os esportistas e a pasta.
"Penso que o ministro mostrou um caminho e estendeu a mão à comunidade esportiva reativando uma comissão, que estava inativa, para que ela traga uma voz representativa do atleta olímpico, do atleta paraolímpico e até de modalidades não olímpicas. Assim, eles poderão trazer sugestões e reivindicações", disse Grael.
O velejador tem duas medalhas de bronze, nos jogos de Seul (1988) e Atlanta (1996), tendo participado também em Los Angeles (1984) e Barcelona (1992). Ele sofreu um acidente em 1998 e teve uma das pernas mutiladas. Depois do acidente, ocupou cargos de direção na área esportiva. Foi secretário nacional do esporte no segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso e secretário de esporte no estado de São Paulo até 2006, também em governos do PSDB.
Grael voltou a velejar e disputou a seletiva olímpica em 2008, tendo sido derrotado na classe Star por Robert Scheidt. Ele é diretor técnico da Confederação Brasileira de Clubes.
Na nota em que anunciou a indicação de Grael, o ministério afirmou que espera a ajuda de Grael dentro do projeto de criar um sistema nacional do esporte com a formação de um fundo nacional de fomento ao esporte de base.
O ministro George Hilton tomou posse há duas semanas sendo criticado pela falta de conhecimento sobre a área, fato reconhecido por ele ao assumir o cargo.
Em busca de legitimidade ele promoveu o secretário Ricardo Leyser, remanescente da gestão anterior, a secretário-executivo e anunciou a escolha de Ricardo Trade, que foi chefe do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, para a secretaria de Alto Rendimento, ligada à preparação para as Olimpíadas.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião