São Paulo - Assim como já tinha feito o pivô Nenê, outro astro do basquete brasileiro que atua na NBA pediu dispensa da seleção. O ala/armador Leandrinho enviou e-mail nesta segunda-feira (4), quando o grupo se reuniu em São Paulo para o início dos treinos, para comunicar a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) que não irá defender o Brasil no Torneio Pré-Olímpico das Américas, entre 30 de agosto e 11 de setembro, em Mar del Plata, na Argentina, quando estará em jogo a classificação para a Olimpíada de Londres.
Jogador do Toronto Raptors, Leandrinho alegou motivos "pessoais e particulares" para pedir dispensa da seleção, mesma justificativa apresentada por Nenê, que defende o Denver Nuggets na NBA. Assim, o Brasil deve ter apenas um dos quatro jogadores que atuam na liga norte-americana de basquete: o pivô Tiago Splitter (San Antonio Spurs). O ala/pivô Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) se apresentou ao técnico Ruben Magnano nesta segunda-feira, mas se recupera de contusão e dificilmente jogará o Pré-Olímpico.
Anderson Varejão sofreu uma contusão no tendão do tornozelo direito em janeiro, durante um treino do Cleveland Cavaliers, e ainda não tem previsão de quando poderá voltar a jogar. Mas ele fará os exames médicos junto com o restante da seleção e teve seu comprometimento elogiado por Magnano. Em compensação, o Brasil poderá contar com Tiago Splitter no Pré-Olímpico. Apesar da greve que paralisa a NBA por causa da falta de acordo salarial, a CBB pagou o seguro necessário para que o pivô possa jogar.
Magnano tinha chamado inicialmente 20 jogadores, para fazer oito cortes antes do início do Pré-Olímpico. Além de Nenê e Leandrinho, outros dois convocados não se apresentaram nesta segunda-feira com o restante do grupo em São Paulo. O armador Raulzinho está defendendo o Brasil no Mundial Sub-19, na Letônia, e se junta à seleção principal depois de encerrada a competição. Já o pivô Paulão Prestes ganhou um dia a mais do treinador, por ter casado na semana passada, e vai começar a trabalhar apenas nesta terça.
Apesar dos pedidos de dispensa de Nenê e Leandrinho e do provável desfalque de Anderson Varejão, Magnano avisou que não pretende convocar substitutos. A partir de agora, a seleção brasileira começa a treinar em São Paulo, onde fica até o começo de agosto. Depois, viaja para a Venezuela para a disputa de um torneio, volta ao país para alguns amistosos e, por fim, vai para a Copa Tuto Marchand, em Foz do Iguaçu, de onde deve seguir diretamente para o Pré-Olímpico em Mar del Plata.
Deixe sua opinião