• Carregando...
Imagem da camisa que estava sendo leiloada pelo Furacão | Divulgação
Imagem da camisa que estava sendo leiloada pelo Furacão| Foto: Divulgação

Coritiba pede ajuda do torcedor

A loteria ainda não caiu de vez no gosto das torcidas em geral. Os coxas brancas não são diferentes. O clube afirma estar fazendo o possível para alavancar os números, mas tem encontrado resistência na própria cultura do torcedor em apostar.

Por intermédio da sua assessoria de imprensa, o clube afirmou que tem feito o possível. Desde o ano passado o clube afirma desenvolver ações diretas e promoções para que os torcedores se motivem a apostar. A divulgação é feita pelo site, com matérias e promoções. Segundo o clube, ele está fazendo sua parte, mas espera que o torcedor ajude fazendo a dele.

O diretor de marketing do Coritiba, Eduardo Jaime, estava em viagem e não pôde atender a reportagem.

No final de janeiro o quadro era preocupante, com o Atlético Paranaense virtualmente rebaixado (em 21º) e o Coritiba na lanterna (20º) no ranking de apostas da loteria Timemania. Já no começo de abril, a situação do Furacão melhorou consideravelmente e hoje o time ocupa a 19ª posição na lista dos 20 times que terão um maior repasse de verbas da loteria no ano que vem. O Coxa segue em uma situação preocupante, na última colocação.

No acumulado de 2009, o rubro-negro tem 151.691 apostas (1,24% do total) e o alviverde soma 145.924 (1,19%). A diferença é aparentemente pequena, mas no último concurso o Furacão teve, por exemplo, cerca de duas mil apostas a mais que o rival. A decolada do Atlético na disputa de apostas se justifica pela série de ações e promoções que o clube vem fazendo. Além de aceitar os bilhetes da Timemania em dias de jogos amistosos ou partidas entre juniores, foi lançada na semana passada um leilão especial. O prêmio é uma camisa comemorativa dos 85 anos do clube com o autógrafo de todos os jogadores do elenco e também da comissão técnica.

A promoção foi um sucesso e vai até o próximo domingo (5). Por intermédio de lances fechados, os torcedores usaram bilhetes de Timemania como se fosse dinheiro. Ou seja, quem desse mais bilhetes, ganharia o prêmio. "A adesão foi muito boa. Tivemos muita procura e posso dizer que já atingimos o nosso objetivo. Na segunda-feira anunciaremos o vencedor do leilão", disse o gerente comercial do Atlético, Péricles Souza, à Gazeta do Povo.

Apesar de não revelar qual é o valor do lance vencedor por motivos óbvios, Souza dá uma pista para que quem esta na expectativa de se tornar o vencedor. "Seguramente já ultrapassamos a marca de 200 apostas. Quem já deu um lance, pôde dar outro e usar o anterior para somar as apostas e atingir um número superior para continuar na disputa". Cada aposta da Timemania custa R$ 2, ou seja, os lances já ultrapassaram os R$ 400. As apostas poderiam ter sido feitas até a tarde desta sexta-feira.

A vantagem em se participar deste tipo de promoção para os torcedores é muito grande. Além de arrematar uma camisa especial única, os apostadores podem ganhar uma bolada. "A ideia era aproximar o torcedor da cultura das apostas e de oferecer um produto exclusivo. Queremos sensibilizar a todos sobre a importância de se apostar e ajudar o clube a obter uma renda extra, além de correr o risco de ficar milionário". Se houver empate nos lances, ganha quem tiver dado o lance por primeiro.

A criatividade tem sido a tônica do departamento de marketing do Atlético para aumentar número de apostas. "Temos usado de criatividade mesmp. A cada semana montamos uma promoção diferente, estratégia quem tem dado certo. Já fizemos varias campanhas e estamos pensando nas próximas", falou, prometendo novidades para os próximos dias.

Procon de olho

Em julho do ano passado o Procon do Paraná se pronunciou sobre as promoções casadas que o Atlético têm praticado. Na ocasião, o clube teria sido repreendido por estar ferindo o estatuto do torcedor e até a constituição brasileira ao cobrar apostas da Timemania como ingressos.

O caso não foi adiante, porque é necessário que alguém denuncie o clube alegando ser prejudicado por este tipo de prática, o que é pouco provável que aconteça. A reportagem tentou entrar em contato com o Procon nesta sexta-feira, mas ninguém atendeu aos telefonemas.

A Timemania e a divisão de verbas

A partir do ano que vem os clubes irão receber o repasse de verbas oriundas da Timemania, obedecendo ao ranking dos mais bem colocados em 2009. Ou seja, quem ficar entre os 20 clubes que mais receberam apostas no "Time do Coração" este ano, poderá dividir 65% do valor que é destinado aos clubes. Para se ter uma idéia da diferença, clubes que ficarem entre as posições 21 e 40, terão que dividir apenas 25% e os times que ficarem no grupo 3 dividirão 8% da verba.

Lançada no início de 2008, a Timemania ainda não caiu no gosto dos torcedores brasileiros. Seja pelo preço da aposta (R$ 2), seja pela premiação baixa – comparando com a Mega Sena, que paga muito mais, por um valor de aposta mais baixo – a loteria não tem chamado muito atenção para os clubes de futebol. Os valores repassados aos clubes servem para que se quitem débitos com o INSS e o Governo Federal. Se o valor mensal recebido pelo clube ficar abaixo do que o valor devido (essa dívida já foi calculada e parcelada), a sobra vai para os cofres do clube.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]