No mês de julho mais chuvoso dos últimos tempos, Londres teve um raro dia seco no verão atípico que vem enfrentando. Se a temperatura não foi tão alta - não passou dos 20 graus - e o sol apareceu timidamente, a ausência da chuva é um bom sinal para a Olimpíada que está por vir. Isso porque, neste domingo, 15 de julho, comemorou-se o dia de Santo Swithin.
A lenda corre o Reino Unido: o clima que fizer a cada 15 de julho se repetirá pelos 40 dias seguintes. E os organizadores dos Jogos Olímpicos, que começam no dia 27, tiveram motivo para comemorar. De acordo com o Met Office, órgão de meteorologia do governo britânico, foi o primeiro dia completamente seco desde o fim de maio.
As chuvas fora de época, mesmo para uma cidade conhecida por seu tempo fechado e com tendência às precipitações, trouxeram preocupação ao Comitê Organizador da Olimpíada. Duas arenas da competição, que vão receber os torneios de hóquei sobre grama e vôlei de praia, são totalmente descobertas. E no Estádio Olímpico, onde serão realizadas as cerimônias de abertura e encerramento, além das disputas do atletismo, os lugares mais privilegiados - ou seja, perto da pista - são desprotegidos.
O Reino Unido acabou de sair do mês de junho mais chuvoso desde 1910, ano de início das medições meteorológicas, e o recorde também deve ser batido ao fim do mês corrente. Isso porque, uma frente fria que normalmente surge ao norte no verão, foi deslocada para o sul este ano. Até por isso, os meteorologistas não são otimistas com a manutenção do tempo seco - a imprevisibilidade do clima em Londres não está a salvo nem da crença de Santo Swithin.
O Comitê Organizador afirmou que há tempo suficiente no programa da competição para que eventos sejam remarcados. Para as regatas da vela, modalidade que depende de bom tempo, há a opção de outras cinco cidades, caso Weymouth não apresente boas condições de navegação.
O Met Office vai monitorar, hora a hora, as condições meteorológicas de cada sede da Olimpíada. Um auxílio e tanto para organizadores, atletas e torcedores.