Com a classificação de Flamengo e Santos, já são conhecidos 25 dos 38 times que disputarão a Copa Libertadores de 2008. Entre os rivais do Brasil, que também será representado por Fluminense, São Paulo e um quinto clube a ser definido, há adversários de tradição e um estreante.
A Argentina será o país com o maior número de vagas (seis), pois tem o atual campeão do torneio, o Boca Juniors. O outro time de maior tradição do país, o River Plate, também está confirmado. Completam a lista Estudiantes, três vezes campeão da Libertadores, Arsenal, que brigará pelo título da Sul-Americana deste ano, San Lorenzo e Lanús.
A temida altitude de Potosí
Outro adversário que estará na edição de 2008 e deve ser temido, nem tanto por sua qualidade, é o boliviano Real Potosí. Campeão do Torneio Apertura deste ano, o time manda seus jogos em uma altitude de quase 4 mil metros.
Flamengo e Paraná jogaram lá na última Libertadores e sofreram. Os cariocas ainda arrancaram um empate heróico, mas o Tricolor não resistiu e foi derrotado. No meio do ano, a Fifa estipulou um limite máximo de 3 mil metros de altitude, mas apenas para jogos válidos pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.
A lista dos já classificados inclui ainda três campeões da Copa Libertadores: o uruguaio Nacional (vencedor em 1971, 1980 e 1988), o colombiano Nacional de Medellín (1989) e o chileno Colo Colo (1991).
Entre os brasileiros garantidos no torneio do ano que vem, apenas o Fluminense não foi campeão. O Santos levantou a taça em 1962 e 1963; o Flamengo, em 1981; e o São Paulo, em 1992, 1993 e 2005.
Fundado em 2004, clube estréia na Libertadores
Uma equipe disputará a edição pela primeira vez no ano que vem. Fundado em 2004, o Universidad San Martín, do Peru, conquistou a vaga ao ser campeão do Torneio Apertura deste ano. Em 2006, a equipe jogou seu primeiro torneio internacional, a Copa Sul-Americana.
Outra surpresa pode vir do futebol colombiano. O Equidad, que pela primeira vez joga na elite do país, está na fase final do campeonato.
O sorteio dos grupos da Libertadores de 2008 será realizado em 19 de dezembro, em Assunção (Paraguai), na sede da Conmebol.
Conheça os 25 times já classificados para a Copa Libertadores de 2008
Argentina (5 vagas + campeão) Boca Juniors (último campeão da Libertadores) Estudiantes de La Plata (campeão do Apertura de 2006) San Lorenzo (campeão do Clausura de 2007) River Plate (classificado pela pontuação) Arsenal (classificado pela pontuação) Lanús (classificado pela pontuação) Bolívia (3 vagas) Real Potosí (campeão do Apertura de 2007) Brasil (5 vagas) Fluminense (campeão da Copa do Brasil) São Paulo (campeão brasileiro) Flamengo (classificado pela pontuação) Santos (classificado pela pontuação) Chile (3 vagas) Colo Colo (campeão do Apertura 2007) Audax Italiano (já classificado pela pontuação) Colômbia (3 vagas) Nacional de Medellín (campeão do Apertura 2007) Equador (3 vagas) LDU (já classificado pela pontuação) México (3 vagas) Indefinidos Paraguai (3 vagas) Sportivo Luqueño (campeão do Torneio Apertura) Libertad (campeão do Torneio Clausura) Cerro Porteño (classificado pela pontuação) Peru (3 vagas) Universidad San Martín (campeão do Apertura 2007) Uruguai (3 vagas) Danubio (campeão uruguaio 2006/07) Nacional (campeão da Liguilla 2007) Montevideo Wanderers (vice-campeão da Liguilla 2007) Venezuela (3 vagas) Caracas (campeão do Apertura 2006) Unión Maracaibo (campeão do Clausura 2007) Mineros de Guayana (classificado pela pontuação)
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast