Oitavas-de-final (jogos de ida)
Em Londres - Arsenal x Roma
Desfalcados, Arsenal e Roma abrem, em Londres, às 16h45 (de Brasília), o menos estrelado dos três duelos Inglaterra x Itália das oitavas-de-final o outro é entre Juventus e Chelsea, a partir de amanhã. Nos Gunners, jogadores importantes, como Adebayor, Walcott, Fabregas e Eduardo da Silva estão fora, por lesão, e o clube não pode usar Arshavin, que já defendeu o Zenit na primeira fase da Liga. Na Roma, os brasileiros Juan e Cicinho, machucados, viajaram, mas não sabem se jogam.
Em Milão - Internazionale x Manchester
Uma das maiores rivalidades entre técnicos do futebol europeu nos últimos cinco anos será revivida hoje, a partir das 16h45 (de Brasília), no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão. Com José Mourinho e Alex Ferguson à frente, Internazionale e Manchester United abrem o duelo mais esperado das oitavas-de-final da Liga dos Campeões.
O retrospecto é amplamente favorável a Mourinho. Segundo levantamento do site da revista Trivela, o português tem seis vitórias, cinco empates e somente uma derrota no confronto com o escocês. Entre os triunfos está o que levou o Porto às quartas-de-final da Liga 2003/04, vencida pelo clube português, ou os que ajudaram o Chelsea a ser bicampeão inglês, em 2005 e 2006.
"Falei aos meus jogadores que não temam ser eliminados, mas instiguei-os a pensar que em 15 dias podem estar celebrando uma vitória sobre os atuais campeões europeus", afirmou, ao site da Uefa, o confiante Mourinho. Ele tem apenas um problema no time, o zagueiro argentino Samuel, machucado. Os brasileiros Júlio César, Maicon e Adriano estão confirmados.
No Manchester, Ferguson quebra a cabeça para escalar a defesa. O zagueiro Wes Brown, mais os laterais Gary Neville e Rafael nem viajaram a Milão, enquanto John OShea e Jonny Evans, machucados, precisarão ser reavaliados. Assim, os Diabos Vermelhos só têm quatro defensores aptos a jogar: Rio Ferdinand, Patrice Evra, Richard Eckersley e Fábio.
Em Madri - Atlético de Madrid x Porto
Atlético de Madrid e Porto fazem o menos badalado confronto das oitavas-de-final. O primeiro jogo será hoje, às 16h45 (de Brasília), no Vicente Calderon, em Madri. Mal na Liga Espanhola, os Colchoneros esperam repetir a boa campanha da primeira fase do torneio europeu, a qual terminaram invictos. "Precisaremos de uma atitude ganhadora e saber que podemos estar entre os oito", disse o zagueiro Pablo. O Porto conta com três brasileiros, o goleiro Hélton, o zagueiro Fernando e o atacante Hulk.
Em Lyon - Lyon x Barcelona
As oitavas-de-final da Liga dos Campeões têm hoje, às 16h45 (de Brasília) no Estádio Gerland, um duelo entre clubes vencedores dentro e fora de campo. Lyon e Barcelona são contumazes ganhadores de títulos. E também clubes sólidos financeiramente, mesmo optando por sistemas de gestão bastante distintos.
O Barça se define como uma entidade sem fins lucrativos e vive (muito bem) do dinheiro dos mais de 150 mil sócios, bilheteria, rendimentos de mídia (como TV) e ações de marketing. O Lyon também fatura com bilheteria, televisão e marketing, mas é uma empresa de capital aberto desde fevereiro de 2007 tem ações na Bolsa de Paris.
O fato de ter ações da bolsa tornou o Lyon uma das vítimas da crise mundial. Ontem, seus papéis tiveram queda de 3,85% na Bolsa de Paris, sendo negociados a 7,50 euros (R$ 22,95) por ação. Valor bem distante dos 24 euros (R$ 73,44) da época da abertura de capital.
Em campo hoje, o Lyon, perto de conquistar seu oitavo título nacional consecutivo, tem como objetivo começar a mostrar que pode ser mais do que um bicho-papão na França. A principal aposta é o meia Juninho Pernambucano, que ontem ficou sabendo que vai dar nome a um estádio situado em um distrito de Lyon.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo