• Carregando...

A grande novidade da Liga Futsal deste ano, que começa hoje, é, sem dúvida, a estreia do time do Santos, que contratou o craque Falcão. Tanto que o Peixe faz a partida de abertura da competição, às 19h15, em Joinville (SC), contra o time da casa.

As outras 22 equipes, no entanto, garantem não dar vida fácil ao time de Fernando Ferreti, ex-técnico do Malwee, de Jaraguá do Sul (SC), onde jogava Falcão. Entre os que disputam os 276 jogos da primeira fase, estão quatro paranaenses: O Marechal Cândido Rondon (vice-campeão em 2010), o Umuarama (3.º lugar em 2009), o Cascavel e o estreante Colégio Londrinense.

"Com os bons resultados dos paranaenses nas últimas edições, as equipes do estado chegam mais fortes neste ano. Algumas têm até pretensão maior de investimento, pensando em buscar o título", afirma o supervisor técnico do Umuarama, Írio Brol. O time tem previsão de repetir o montante em patrocínios de 2010.

Manter os jogadores da temporada anterior, com a contratação de alguns reforços, é a estratégia adotada também por Cascavel, que tem, há 15 anos, o comando do técnico e presidente Nei Victor, e do Marechal Cândido Rondon, atual vice-campeão. Com a repercussão positiva da surpreendente disputa do título de 2010 contra o Malwee, o time conseguiu manter a receita e a base do time, com o fixo Renan, o ala Gadeia e o técnico Marquinhos Xavier, eleitos os melhores em suas funções na temporada passada.

As três equipes puderam abrir mão da primeira fase da Série Ouro, a competição da elite do futsal no Paraná, por um ajuste na fórmula da disputa para este ano: entrarão só na segunda fase, no segundo semestre. O Colégio Londrinense pediu dispensa do Estadual antes que a mudança no regulamento fosse efetivada. "Decidimos focar toda a nossa concentração na Liga. Não acreditávamos que esse privilégio fosse aprovado e não consideraríamos correto", explica o diretor de esportes da equipe de Londrina, Ju­­lio Cesar Brevilheri.

De imediato, a decisão surtiu efeito no empresariado. "Nossa renda em patrocínios dobrou. Agora, com a equipe recém-formada, a meta é atrair o público para lotar o Moringão nos nossos jogos", diz. Amanhã, a equipe de Londrina enfrenta, em Goiás, o Anápolis, a partir das 20h10.

Outros dois paranaenses também estreiam fora de casa: O Mal. Cândido Rondon vai ao Rio Grande do Sul, onde encara o Erechim (20h15) e o Umuarama joga em Minas Gerais contra o Praia, de Uberlândia (20h15). Na quinta feira é o primeiro jogo do Cascavel, em Erechim (RS), contra o time da cidade (20h15).

O Paraná é o segundo estado com mais equipes na Liga, ao lado de Santa Catarina. São Paulo terá sete times na disputa. São 23 participantes de oito estados. Na primeira fase todos se enfrentam em apenas um turno. Os 16 melhores se­­guem para a etapa seguinte, divididos em quatro grupos, que jogam entre si em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada chave seguem para o mata-mata até a final.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]