A direção da NBA cumpriu a promessa e foi rigorosa nas punições para os atletas envolvidos na pancadaria de sábado à noite, na partida entre Denver Nuggets e New York Knicks. As suspensões somam 47 jogos, e o cestinha da liga, Carmelo Anthony, pegou um gancho de 15. O castigo foi mais pesado do que a liga costuma aplicar em casos de briga dentro da quadra. Assista à confusão.
"É nossa obrigação tomar a atitude mais forte possível para evitar que esses erros se repitam no futuro. É preciso deixar bem claro para todos que acompanham o basquete que nós conhecemos nossas obrigações e levamos nosso trabalho a sério", afirmou o comissário David Stern, em nota oficial divulgada na tarde de segunda-feira.
Carmelo recebeu a maior punição por ter acertado um soco no rosto do calouro Mardy Collins, que fez falta dura em JR Smith no quarto período da vitória do Denver por 123 a 100. Smith, que reagiu após sofrer a falta, vai ficar 10 rodadas na geladeira. Sobrou até para o brasileiro Nenê, que pegou um jogo de gancho por ter saído do banco de reservas para a quadra durante o tumulto.
O baixinho Nate Robinson, do Knicks, um dos mais exaltados na briga, ficará 10 jogos afastado. Mardy Collins pegou seis partidas; Jared Jeffries, quatro; e Jerome James, um jogo.
Além de perder atletas importantes para os próximos confrontos, as duas franquias terão de pagar multas de US$ 500 mil cada.
O técnico do New York, Isiah Thomas, não recebeu nenhuma punição. Irritado pelo fato de o Denver ter mantido seus titulares em quadra mesmo quando já vencia por 19 pontos no último período, o treinador foi acusado de ter pedido a seus jogadores que reagissem com violência. A TV americana mostra cenas de Isiah dizendo para Carmelo Anthony não chegar perto do garrafão.
Após o tumulto no sábado, os árbitros decidiram expulsar os 10 jogadores que estavam na quadra. Nem todos, entretanto, foram punidos pela direção da liga.
A última vez em que a NBA anunciou uma leva de punições desse porte foi em novembro de 2004, após a pancadaria num duelo entre Detroit Pistons e Indiana Pacers. Naquela ocasião, contudo, a briga foi entre jogadores e torcedores. O castigo, portanto, foi mais severo. Ron Artes, então no Indiana, foi afastado pelo restante da temporada.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião