O Liverpool se classificou para a final Liga dos Campeões. Mesmo perdendo por 4 a 2 para a Roma, nesta quarta-feira (2), na casa do adversário, a equipe inglesa garantiu a passagem para a grande decisão contra o Real Madrid. No jogo de ida, os ingleses haviam vencido os italianos por 5 a 2.
Agora, o Liverpool encara o Real no dia 26 de maio, em Kiev, na Ucrânia, em uma final que conta com dois dos cinco times que mais chegaram à final da competição europeia.
O Real Madrid é o time que mais chegou na final e conta com 15 aparições, sendo essa a 16ª. São 12 títulos. Já o Liverpool é o quinto time com mais finais, sendo sete aparições (essa a 8ª) e cinco títulos.
Mesmo com o alto número de participações na decisão da Liga dos Campeões, Real e Liverpool decidiram apenas uma vez, em 1981, com vitória dos ingleses.
Real briga pelo tricampeonato da Champions (e pelo quarto título em cinco anos) e o Liverpool volta à disputar o título após 11 anos, quando perdeu para o Milan em 2007. E foi contra o próprio Milan a última vez que os ingleses foram campeões: em 2005.
O jogo
A Roma começou pressionando, pois precisava de uma vitória por três gols para se classificar, depois da derrota por 5 a 2 na partida de ida. Mas foi o Liverpool que abriu o placar, aos 9 minutos, aproveitando falha na saída de bola dos donos da casa.
Nainggolan errou o passe e Firmino aproveitou para roubar a bola a tocar para Sadio Mané, que tocou com tranquilidade na saída do goleiro. Com a desvantagem, a equipe italiana insistiu ainda mais e chegava com mais perigo ao gol do Liverpool, que tentava aproveitar os contra-ataques.
O time italiano aproveitava para chegar pelos lados do campo e realizava vários cruzamentos na área inglesa. Em uma dessas oportunidades, aos 14 minutos do primeiro tempo, Lovren tenta afastar e a bola bate no rosto de Milner, indo no contrapé do goleiro e empatando o placar. O Liverpool volta a ficar na frente, aos 25 minutos do primeiro tempo, em cobrança de escanteio e gol de Wijnaldum de cabeça.
No segundo tempo, a Roma voltou para pressionar e o Liverpool para aproveitar os contra-ataques e bolas esticadas. Logo aos 6 minutos da etapa final, Dzeko empatou a partida, dando um ânimo aos torcedores presentes no estádio Olímpico. O time italiano chegou a criar boas oportunidades, mas não conseguia vencer a defesa inglesa, fosse pela boa intervenção do goleiro Karius, ou por erro dos atacantes.
A Roma teve um pênalti não marcado ainda, quando a bola bateu na mão de Arnold dentro da área. Próximo ao fim da partida, os donos da casa conseguiram fazer a bola voltar a entrar. Nainggolan se redimiu de seu erro e acertou um chute de fora da área, que ainda tocou na trave antes de entrar, já oas 41 minutos.
No último lance da partida, pênalti marcado para a Roma, em novo toque na mão, dessa vez de Klavan. Nainggolan cobrou, deixando o placar em 4 a 2, mas apenas para ouvir o apito final do árbitro.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião