Foz do Iguaçu - Com 33 medalhas de ouro, 28 de prata e 24 de bronze, Londrina confirmou o favoritismo e a hegemonia nos Jogos da Juventude do Paraná. Com a segunda maior delegação da 24.ª edição dos JOJUPs, encerrada ontem em Foz do Iguaçu, os londrinenses tomaram a frente já nos primeiros resultados e não se deixaram abater pela pressão das equipes de Maringá e Curitiba, segunda e terceira colocadas, com 30 e 29 ouros, respectivamente. Cerca de 5 mil atletas de 99 municípios disputaram 16 modalidades em 10 dias de competição.
Com a competição acirrada na reta final, o campeão só foi confirmado com o encerramento das últimas provas individuais. Alternando entre a quinta e a sexta posições no ranking geral, Curitiba saltou para a vice-liderança no sábado, com 11 ouros na natação, no ciclismo e no judô. As mesmas modalidades também favoreceram Cascavel, que, com outros 11 primeiros lugares, subiu do sétimo para o quarto lugar. Londrina computou três vitórias em quatro categorias do ciclismo.
Na classificação por modalidade, os londrinenses voltaram para casa com os títulos de campeão no atletismo feminino, no basquete masculino (Divisão A), no vôlei feminino (Divisão B), no tênis de mesa (F e M), no ciclismo (F e M), no tênis (M) e no xadrez (M). Além do reforço do tae kwon do última modalidade a ser definida , Maringá venceu no vôlei de praia (F e M), no atletismo (M), no vôlei (FA), no futebol (A) e no futsal (FA). Já os curitibanos se saíram melhores no basquete (MB), no karatê (F), no tênis (F) e no judô (M).
A anfitriã Foz do Iguaçu terminou em quinto lugar na classificação geral, com 16 ouros, 20 pratas e 10 bronzes. No ano passado, somou apenas a 11.ª colocação. Os títulos foram garantidos no futsal feminino B que agora passa para a divisão principal. A partida agradou à torcida. O time, invicto na competição, liquidou a partida contra a equipe de Céu Azul com o placar de 6 a 0. Na natação, outro destaque: os iguaçuenses ficaram em primeiro lugar no masculino e no geral por pontuação. No feminino, Curitiba garantiu o título por medalhas e Cascavel, por pontos.
Nas demais categorias coletivas, os títulos ficaram para os times de handebol (Masculino final A) de Francisco Alves, basquete de Medianeira (Feminino final A), de futebol (MB), basquete (FB) e karatê (MA) de Araucária, de handebol (FB e MB) de Campo Mourão, de futsal (FB) de Telêmaco Borba, de vôlei (MA) de Ponta Grossa, de basquete (MB) de Cambé, de futsal (MA) e handebol (FA) de Cascavel. Nas individuais, Toledo venceu na ginástica rítmica e Cascavel, no judô feminino.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião