"Não são reservas, são quase titulares. Jogadores que estão suprindo a falta do titular até com vantagem, pois entram descansados, sem desgaste". Após quase três meses à frente do Rubro-Negro, a frase de Antônio Lopes, dita logo após a partida contra o Cruzeiro, demonstra a satisfação do treinador com o elenco que tem nas mãos.

CARREGANDO :)

Bastante criticada no início do ano, tanto pelo excesso de atletas como pela qualidade duvidosa, a homogeneidade do grupo atleticano citada por Lopes foi fundamental na vitória por 5 a 4 contra a Raposa. Dos cinco gols do Furacão no sábado, três foram marcados por Finazzi e um por Schumacher, jogadores ainda considerados reservas. E o de Alan Bahia, o primeiro, ocorreu na cobrança de um pênalti sofrido pelo colombiano David Ferreira, aos 9 segundos de jogo.

O desempenho fez o treinador mudar rapidamente o discurso utilizado nos dias que antecederam o confronto, quando Lopes que teria de quebrar a cabeça para armar o setor ofensivo da equipe. "Formar o ataque do Atlético não é problema, é solução", disse, sem esconder a satisfação.

Publicidade

Desfalcado da dupla Lima (suspenso) e Aloísio (lesionado), o Delegado manteve Finazzi como referência na frente e improvisou o colombiano Ferreira ao lado do centroavante. Sem opções também para compor o banco, Lopes ainda mandou buscar às pressas o jovem Schumacher, que disputava a Taça BH com os juniores do Furacão. Acertou em cheio.

"Com o passar do tempo, estou conhecendo mais o grupo. O reflexo é que as soluções para os problemas que aparecem são cada vez mais acertadas", afirmou Lopes.

Além da qualidade que os reservas vêm demonstrando quando chamados, o elenco atleticano também está bastante unido – sem panelinhas, discórdia ou egos exaltados. A prova disso é, geralmente, as declarações dos destaques rubro-negros em cada partida, sempre exaltando o coletivo em lugar do individual.

Contra os mineiros, foi a vez de Finazzi, autor de três gols na partida. "Foi um grande espetáculo. O time todo está de parabéns. Eu fico feliz por ter marcado três gols, mas eles só valeram pelo último, do Schumacher. Não adiantaria nada sair com um empate. Pelo que foi o jogo nós teríamos de vencer", afirmou o vice-artilheiro do Atlético no Nacional, mudando o foco dos holofotes de si para a equipe.

Atleticanas

Publicidade

DesfalquesAlan Bahia e Evandro são os novos desfalques de Antônio Lopes para a partida contra o São Caetano, quarta-feira, às 19h30, no ABC. Os dois estão suspensos. O volante tomou o terceiro amarelo contra a Raposa e o meia foi expulso.

RetornoQuem retornará à equipe é o artilheiro Lima. Com sete gols marcados no Brasileiro, o atacante não atuou sábado, pois cumpriu suspensão. Aloísio ainda deve ficar uma semana recuperando-se de uma ruptura muscular na coxa direita.

BatismoO gol salvador de Schumacher, aos 45 minutos do segundo tempo, foi o primeiro do jovem atacante rubro-negro como profissional. Com 18 anos, Thiago Maier Santos subiu dos juniores em abril, mas até então havia tido poucas oportunidades. "Eu sempre soube que o homem lá de cima havia reservado um bom momento pra mim", afirmou o atleta.