O paranaense Luciano Pagliarini acertou a sua permanência na Europa para a temporada 2009. O ciclista concluiu neste início de semana a sua mudança de equipe. Pagliarini vai correr em sua 11.ª temporada no Velho continente pela equipe francesa TelTech H2O. Apesar de ter cogitado se aposentar ao final deste ano, o atleta decidiu encarar o novo desafio, correndo um calendário com as principais provas européias e nos Estados Unidos.
"Estou muito contente com essa nova aventura, era um estimulo necessário para mim. Passei um período muito delicado esse ano e realmente cheguei a pensar na aposentadoria, mas Francesco Frattini (diretor da TelTech) me convenceu e encontrei as razões para continuar dedicando meus esforços como ciclista profissional. Acredito muito nesse novo grupo, estou feliz também por continuar correndo ao lado de meus atuais companheiros Aurelien Passeron (França), Rubens Bertogliati (Suíça) e Raivis Belohvochis (Letônia), que também assinaram com a TelTech H2O para 2009", explicou Pagliarini, em comunicado publicado em seu site oficial.
O ciclista viveu um ano muito turbulento com a equipe italiana Saunier-Duval. O time perdeu o patrocínio após os italianos Leonardo Piepoli e Riccardo Ricco serem pegos pelo comitê antidoping da Volta da França deste ano. Assim, o time ficou de fora de diversas competições do calendário europeu. Pagliarini também enfrentou problemas nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, com um cálculo renal. Ainda assim, concluiu a prova do ciclismo nas Olimpíadas.
"Doeu bastante e eu tinha todos os motivos para desistir, mas as sete horas de prova passaram, e eu tinha todos os motivos para desistir, porém não o fiz. É uma daquelas histórias que eu poderei contar para os meus filhos daqui a uns anos", disse o paranaense, em entrevista à Gazeta do Povo Online. Apesar da sede da sua nova equipe ficar em Cannes, na França, Pagliarini seguirá morando em Treviso, na Itália.
"Não faz muita diferença o país em que você mora aqui na Europa, basta viver próximo a um aeroporto", explicou.Luciano Pagliarini desembarca em Curitiba nesta semana para curtir as suas férias com a família, mas o trabalho de preparação física para o próximo ano terá continuidade em terras brasileiras.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Deixe sua opinião