O zagueiro Lugano (foto) levantou uma perigosa suspeita nesta segunda-feira, na reapresentação dos jogadores do São Paulo, no Centro de Treinamentos do São Paulo. Apesar de reconhecer que a equipe não está jogando o mesmo futebol apresentado na vitoriosa campanha da Libertadores e por isso não conseguiu vencer nas últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, o uruguaio acredita que o Tricolor está sendo boicotado pelos árbitros brasileiros porque exigiu que a Confederação Sul-Americana não escalasse um trio de arbitragem nacional nos jogos finais da Libertadores, contra o Atlético-PR, no Beira-Rio e Morumbi, respectivamente.
- É claro que não estamos apresentando o mesmo futebol que levou o São Paulo a ser o melhor time das Américas. Mas a verdade é que estão acontecendo coisas estranhas dentro de campo. São erros capitais e consecutivos que estão decidindo os nossos jogos a favor dos nossos adversários. Nos bastidores do futebol os comentários são que estamos sofrendo represálias por não permitir que árbitros brasileiros apitassem a final da Libertadores - afirmou Lugano.
As declarações fortes do zagueiro uruguaio mostraram todo o inconformismo do São Paulo com a derrota para o Juventude por 2 a 1, no último domingo, em Caxias do Sul, pelo Campeonato Brasileiro. Lugano lembrou que sofreu um pênalti logo no início de jogo, não marcado pelo arbitragem, e o lateral-esquerdo Júnior marcou um gol cobrando falta, que de acordo com ele foi indevidamente anulado. O uruguaio disse ainda que, além de inúmeros cartões amarelos distribuídos aleatoriamente para a sua equipe, Cicinho foi expulso sem ofender o árbitro.
- O clima foi tenso o tempo todo em Caxias do Sul. Infelizmente, eu pude perceber que coisas fora do futebol estão prejudicando o São Paulo e todos nós estamos preocupados com o número de erros das últimas arbitragens contra o nosso time. Acho até que a diretoria vai tomar alguma providência - reclamou o zagueiro uruguaio.
Mesmo criticando abertamente os árbitros, Lugano cobrou mais determinação do São Paulo no clássico contra o Palmeiras, na próxima quinta-feira, no Morumbi. O zagueiro uruguaio garantiu que se o time mostrar a mesma garra apresentada nas partidas disputadas na Libertadores, nenhum árbitro, por mais que erre, conseguirá evitar a vitória do Tricolor.
- Se o São Paulo jogar o mesmo futebol que o tornou o campeão das Américas, eu tenho certeza que nenhum árbitro vai conseguir nos prejudicar. Mas quando a fase é ruim, como a atual, tudo prejudica. É isso que está acontecendo. Não estamos jogando bem e os erros das arbitragens estão influenciando nos resultados - disse Lugano.