Belfort se defende de mal uso do TRT| Foto: Alexandre Loureiro/UFC
Rockhold enfrenta o brasileiro neste sábado, em Jaraguá

Tema polêmico nas artes marciais mistas (MMA), a Terapia de Reposição de Testosterona (TRT) foi o assunto mais comentado na coletiva de imprensa do UFC no Combate 2, nesta quinta-feira (16), em Jaraguá do Sul (SC). O brasileiro Vitor Belfort, adepto da técnica, negou que seu desempenho tenha melhorado após iniciar o tratamento médico.

CARREGANDO :)

Ele enfrenta o americano Luke Rockhold, oito anos mais jovem, no sábado (18), na luta principal da Arena Jaraguá.

"TRT não ganha lutas, tem muita gente usando TRT e perdendo lutas. Meu trabalho e meu treino é que me fazem vencer. Eu sigo todas as regras. Quem me conhece sabe o quanto eu trabalho duro", respondeu Belfort, de 36 anos.O UFC libera o uso do TRT quando o tratamento é necessário por motivos de saúde, mas há muitos comentários de que a técnica também vem sendo usada no esporte de forma a favorecer lutadores mais velhos, que acabam aumentando seu nível de testosterona artificialmente em busca de melhor desempenho no octógono. Além de Belfort, veteranos como Dan Henderson, Chael Sonnen e Frank Mir também fazem reposição de testosterona.

Publicidade

O presidente do UFC, Dana White, já se mostrou contra o TRT e disse que o campeonato tem feitos testes aleatórios e constantes nos lutadores que obtiveram permissão para o tratamento.

Rockhold, rival de Belfort em Jaraguá, declarou no início da semana que tem dúvidas sobre o método.

"Não acho que ele [Belfort] deveria ser liberado para TRT. Ele era um usuário de esteróides anabolizantes no passado, e sua transformação do corpo é inédita. Já vi caras na TRT e eles não se parecem com Vitor. Sua transformação a partir de quando lutou com Anderson Silva para o momento como está agora parece um ser humano completamente diferente. Ele não parece natural", criticou.

Desde que foi nocautado por Silva, Belfort tem três vitórias na categoria média (até 84 kg) e uma derrota entre os meio-pesados (até 93 kg). Já Rockhold, que era campeão da divisão dos médios do Strikeforce - evento que foi incorporado pelo UFC - vem de uma sequência de nove triunfos.

Confira o card do UFC no Combate 2:

Publicidade

As lutas preliminares começam às 17h30, enquanto o card principal inicia às 22h, com transmissão somente do Canal Combate.

Card principal

Vitor Belfort x Luke RockholdRonaldo Jacaré x Chris CamozziRafael dos Anjos x Evan DunhamRafael Natal x João Zeferino

Card preliminar

Nik Lentz x Hacran DiasFrancisco Massaranduba x Mike RioPaulo Thiago x Michel TratorFábio Maldonado x Roger HollettIuri Marajó x Iliarde SantosGleison Tibau x John CholishJohn Lineker x Azamat GashimovJussier Formiga x Chris CariasoLucas Mineiro x Jeremy Larsen

Publicidade