Serviço
O TUF Finale começa às 17h45, com as lutas do card preliminar. O card principal começa às 21 h, com transmissão do canal Combate. A RPC TV mostra os dois principais combates ao vivo a partir de 23h30.
O jiu-jítsu brasileiro estará muito bem representado na principal luta do TUF Brasil 2 Finale, hoje à noite, em Fortaleza. Os dois treinadores da segunda edição nacional do programa The Ultimate Fighter, que terminou no último domingo, aplicam a arte suave com maestria no octógono. No chão, o nível técnico de Rodrigo Minotauro Nogueira e Fabrício Werdum é tão igual que o duelo promete se transformar em um acirrado combate em pé.
Foi assim em 2006, quando os pesos-pesados (até 120 kg) se enfrentaram no ringue do evento japonês Pride. A peleja até teve momentos onde o jiu-jítsu apareceu, com uma tentativa de finalização para cada lado, mas grande parte da ação ocorreu em pé. Na ocasião, Minotauro, dono de 21 vitórias por finalização na carreira, levou a melhor por decisão unânime.
Desta vez, aos 37 anos e longe do auge, o 'Big Nog' tem pela frente um adversário bem mais completo do que na década passada. Antes conhecido pelos quatro títulos mundiais de jiu-jítsu, Werdum hoje também é um perigoso lutador de muay thai. Treinado pelo paranaense Rafael Cordeiro, especialista na arte tailandesa aprimorada em Curitiba, o faixa preta gaúcho visivelmente evoluiu no quesito sem deixar de lado suas eficientes finalizações.
Os sete anos até a revanche os aproximaram também na questão de experiência. Nogueira tem mais do que o dobro de lutas (43 a 22), mas não vai encarar de novo aquele jovem atleta com apenas dez combates no cartel.
"O Minotauro mostrou na época que tinha muito mais experiência do que eu. Eu tomei um pau, tomei uma surra. Mas eu com certeza evoluí bastante", lembrou Werdum que, ao contrário do primeiro encontro entre ambos, não tem mais seu rival considerado como favorito pela mídia especializada.
"Estou me vendo como o azarão nessa luta. Não estou me cobrando esse favoritismo porque eu venci a outra luta, acredito em mim. Sei o caminho, sei onde eu tenho mais habilidade e me acho mais duro do que o Werdum", garantiu Minotauro, que terá dois pupilos na final do programa.
William Patolino enfrenta Léo Santos, que perdeu para Santiago Ponzinibbio na semifinal. O argentino, porém, quebrou o braço no duelo e não se recuperou a tempo de competir na primeira investida do UFC no Nordeste.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião