Considerado o melhor lutador peso-por-peso da atualidade, o norte-americano Jon Jones, de 26 anos, atual detentor do cinturão da categoria dos meio-pesados do UFC, esteve nesta segunda-feira (26) em uma academia de Curitiba, onde deu aula para cerca de 300 pessoas. A atividade faz parte de uma série de seminários que Jones realizará no país. Ele ainda passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Assista ao vídeo de Jon Jones em Curitiba
O evento, que estava marcado para começar às 20 horas, teve início com atraso de mais de uma hora, tempo suficiente para deixar os presentes ainda mais ansiosos. Liana Pirosin, de 21 anos, e lutadora profissional há cinco, não escondia a pressa em conhecer o mestre. "Estou muito motivada para ver como ele é, principalmente para analisar seu lado psicológico, pois através do contato com um verdadeiro campeão descobrimos que não é impossível chegarmos lá também", afirmou.
Entre os participantes, gente de todos os tipos: atletas profissionais, praticantes do esporte por lazer, homens e mulheres de todas as idades. As crianças também marcaram presença. "Eu quero fazer uma sombra com ele", desafiou Gabriel Du Mortier, de 10 anos, acompanhado dos familiares e devidamente equipado para o "combate". "Este evento reúne muitos lutadores profissionais, mas o mais importante é a participação das crianças, pois elas têm a chance de ver os ídolos de perto. É uma motivação para seguir adiante no esporte", explicou Renato "Rasta", lutador profissional e um dos responsáveis pela organização do seminário.
Quando alguns começavam a se irritar com o atraso, Jones entrou no tatame e, sorridente, logo conquistou a plateia. "Obrigado por todo o amor", foram suas primeiras palavras. A partir daí, acabou a moleza. Jon "Bones" Jones demonstrou ser um treinador atento e exigente, que não hesitava em repetir os movimentos à exaustão, até que todos os pupilos compreendessem suas instruções. Ele fazia questão de percorrer o tatame e observar os exercícios de todos. "Ele é um atleta completo e isso se refletiu em sua forma de treinar. Ele nos manda repetir os movimentos muitas vezes, é muito concentrado e atencioso. É realmente um cara bem bacana", disse André Neo, de 37 anos, professor de Muay Thai.
Os movimentos eram seguidos por ensinamentos. "Até mesmo nossa expressão facial conta na hora de realizar um movimento. Através disso, você pode fazer o adversário crer em suas falsas intenções e, aí, surpreendê-lo", disse, em certo momento. "A ideia é transformarmos tudo aquilo que aprendemos em algo próprio, para que as coisas se tornem individuais e sejam realizadas com naturalidade", filosofou, logo depois.
Ao final, os alunos estavam exaustos, mas ainda assim reuniram forças para esperar pelo recebimento do certificado assinado por Jones e entregue pelas mãos do próprio campeão. "Estou morto e tenho que trabalhar amanhã logo cedo. Mas a verdade é que valeu muito a pena. Foi uma oportunidade única e eu certamente nunca irei esquecer", disse Guilherme Albuquerque, 29 anos, estudante de Educação Física.
Com 20 lutas na carreira, Jones possui apenas uma derrota em seu cartel. Em 2011, aos 24 anos, tornou-se o campeão mais jovem da história do UFC, após bater o curitibano Mauríco Shogun Rua na edição 128 do Ultimate Fighting Championship, realizado em Newark, no estado de New Jersey.
Jon Jones dá aula em academia de Curitiba
Desde domingo no Brasil, Jon Jones, atual dono do cinturão dos Meio-Pesados do UFC, esteve nesta segunda-feira em Curitiba e deu aula para cerca de 300 pessoas. Durante uma hora e meia de treinamentos, os alunos repetiram à exaustão os movimentos de Jones, que acompanhou tudo de perto.
+ VÍDEOSPartidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Ministros do Supremo fazem festa no casamento de Dino; assista ao Entrelinhas
“Estamos ferrados”, diz empresário que doou R$ 1 milhão para o PT
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Deixe sua opinião