John Lineker volta ao octógono do UFC um ano após sua estreia| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Um ano após estrear no UFC, o paranaense John Li­­ne­­ker diz ter mudado de status como lutador. De atleta amador, no sentido literal da palavra, que conseguiu chegar ao topo do MMA mundial somente à base de talento, agora ele se considera um verdadeiro profissional da luta.

CARREGANDO :)

Hoje, o parnanguara coloca à prova sua transformação contra o russo Azamat Gashimov, no evento de Jaraguá do Sul. O combate é o terceiro do card preliminar.

"Nesse um ano minha vi­­da mudou muito", atesta Lineker, de 22 anos, pai de Yurik, de três anos, e também de Sofia Gabriele, de apenas seis meses de idade.

Publicidade

"Como lutador criei responsabilidade até na minha alimentação. Aprendi a não extrapolar, comer corretamente, para isso não me prejudicar na hora de bater o peso. Nos treinos, estou mais focado, mais profissional mesmo", explica.

Oitavo lugar no ranking dos moscas (até 57 kg), Li­­ne­­ker teve problemas para superar a balança em suas duas lutas na organização. Na primeira, foi impedido de completar a perda de peso após passar mal. Perdeu 20% da bolsa e a luta para o americano Louis Gaudinot.

Na segunda vez, entretanto, não houve frustração. Ele sofreu muito durante o processo e até precisou ficar nu para completar a pesagem, mas alcançou o limite da categoria. No ringue, a vitória por decisão unânime sobre o japonês Yasuhiro Urushitani compensou o esforço.

Com o auxílio de um nutricionista, Lineker não teve problemas para chegar à marca dessa vez. Bom sinal para ele, que garante que irá honrar o apelido de Mão de Pedra e fazer um combate para levantar o público catarinense.

"Tenho certeza que vai ser uma guerra. Estou aqui para dar show para o público. Meu estilo será sempre o mesmo. Luto com coração", promete o lutador, que tem 20 vitórias e seis derrotas em seu cartel.

Publicidade