• Carregando...
Cavalo: mudança tática não funcionou | Pedro Serápio/ Gazeta do Povo
Cavalo: mudança tática não funcionou| Foto: Pedro Serápio/ Gazeta do Povo

Lesão

Aquino pode perder o resto da temporada

O atacante Anderson Aquino pode ficar fora da equipe paranista no restante da disputa da Série B do Brasileirão, segundo declarou ontem o técnico Roberto Cavalo. Sábado, diante do Icasa, o jogador sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo, que será mais bem diagnosticada pela equipe médica após o exame de ressonância magnética a ser feito amanhã. Emprestado pelo Atlético até o fim do ano, Aquino vinha sendo o destaque do Paraná desde que chegou ao clube em agosto. Em pouco mais de dois meses, o jogador chegou à artilharia isolada da equipe na competição, com seis gols.

O técnico Roberto Cavalo optou pela volta do sistema tático 3-5-2 para a partida de hoje, contra o Gua­­ratinguetá, às 19h30, no Es­­tádio Dario Rodrigues Leite. A opção pelo antigo esquema de jogo, utilizado pelo antecessor Mar­­celo Oliveira ao longo de toda a Série B, foi por causa do baixo rendimento da equipe no sistema 4-3-3 no empate por 0 a 0 com o Icasa, no último sábado. Já no intervalo da partida, o técnico decidiu pela volta do sistema com três zagueiros, substituindo o atacante Lima pelo zagueiro Alessan­dro Lopes – opção que será mantida para enfrentar o Guara­­tinguetá.

Cavalo não nega que prefere jogar com dois zagueiros. Entre­­tanto, explica o treinador, que assumiu o comando semana passada, o baixo rendimento de sábado provou que a equipe precisaria de mais tempo para se adaptar ao novo desenho tático.

"Eu particularmente não sou muito fã de jogar com três zagueiros. Mas o Paraná tem essa característica desde o ano passado. Hoje estou sendo forçado a jogar assim", avalia o treinador.

O zagueiro e capitão Luiz Henrique, que formará o trio de zaga com Irineu e Alessandro Lopes, vê com bons olhos o retorno ao 3-5-2. Para o jogador, a equipe está mais entrosada com o antigo sistema, com a marcação mais forte.

"A gente já vinha entrosado nesse sistema [3-5-2], que é mais consistente na marcação. No jogo contra o Icasa tentamos mudar e a equipe ficou muito exposta, até porque nossos laterais têm qualidades mais ofensivas", afirma Luiz Henrique.

Revelação

Além da volta ao sistema 3-5-2, o técnico Roberto Cavalo também promoveu mudanças nas duas alas. Na direita, Paulo Henrique substitui Murilo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Na es­­querda, a mudança mais radical: o novato Henrique, de 18 anos, ganha a vaga de Kim, que não foi bem no jogo de sábado. "O Henrique é um jogador de vitalidade e rápido, mas que vai bem na marcação, que é o que estamos precisando reforçar agora", argumenta Cavalo sobre a opção.

Henrique foi integrado ao grupo semana passada, junto com o atacante Kelvin, de 17 anos. O objetivo da diretoria é de que o técnico tricolor busque revelações nas categorias de base para formar o elenco profissional do ano que vem.

Para a estreia, o ala diz ter recebido toda a confiança do treinador e do elenco. "O treinador disse para eu ter tranquilidade e jogar o que eu sei. E o Luiz Henri­­que também me deu uns toques, que vão me ajudar muito na minha estreia no profissional", diz o jogador.

Ao vivo

Guaratinguetá x Paraná, às 19h30, no PFC e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]