O Santos está dando adeus ao sonho de disputar a Taça Libertadores de 2006. O time perdeu para a Ponte Preta por 2 a 1, de virada, nesta quarta-feira, em Campinas, e estaciona nos 55 pontos. Já a Macaca vai a 47 pontos, foge da ameaça de rebaixamento e entra forte na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana.
O Santos volta a jogar domingo, contra o Corinthians, às 16h, no Morumbi. Já a Ponte vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional, também domingo, às 16h.
Peixe sai na frente
As duas equipes entraram em campo com posturas iguais, ambos com três zagueiros. A Ponte melhor adaptada ao esquema, começou apertando o Peixe, aproveitando as subidas do zagueiro Preto. O Santos, perdido, não conseguiu acertar sua marcação, apesar de congestionar o meio.
O time de Campinas ameaçou em bolas levantadas na área, como aos 9, quando Luciano Baiano aproveitou cruzamento de Élson e cabeçeou por cima. No entanto, em todos os lances, a Macaca não acertou o alvo.
O Santos, que quase não conseguiu criar jogadas no início da partida, se soltou mais a partir do 20º minuto e logo chegou a seu gol. Esse lance animou os santistas, que passaram até chegar ao gol. Em escanteio cobrado por Paulo César, aos 24, Geílson subiu livre a cabeceou firme.
Após o gol, a Ponte começou a pressionar em busca do empate. Aos 44 e aos 47, no entanto, Saulo salvou o Peixe. No primeiro lance, ele espalmou cobrança de falta de Rissut. No segundo, ele espalmou a bola após chute cruzado de Luciano Santos.
Macaca reage
A Ponte Preta voltou para o segundo tempo bem mais disposta. O técnico Estevam Soares tirou o zagueiro Thiago Mathias e colocou o atacante Izaías. Com três atacantes, a Macaca acabou com a sobra do Santos e apertou. Aos 18, Rissut quase empatou, em boa cobrança de falta. Aos 20, Izaías completou cruzamento de cabeça, mas Saulo defendeu.
O Santos, apático e acuado, tentava sair nos contra-ataques, mas com lentidão e errando muitos passes. Dessa forma, mal passou do meio-de-campo.
Diante de tal panorama, o empate da Ponte não demorou a sair. Aos 24, após jogada armada por dois jogadores que haviam acabo de entrar. Ueta cruzou da esquerda para Izaías, que completou de primeira para o gol.
O Santos tentou se soltar após o empate da Macaca e até teve chances para marcar. No entanto, o ataque praiano errou muitos passes e se enrolou na marcação.
Quando o Peixe era melhor, a Ponte virou. Aos 41, Ticou subiu mais alto que toda a zaga do Santos e completou cruzamento de Rafael Santos.
PONTA PRETA 2 X 1 SANTOS
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)Cartões amarelos: Fabinho, Rogério, Ricardinho (SAN), Evando, Rafael Santos, Élson (PON)Gols: Geílson, aos 24 do 1º tempo, Izaías, aos 24, Tico, aos 41 do 2º tempo
PONTE PRETA - Lauro, Rafael Santos, Thiago Matias (Izaías) e Preto; Rissut, Luciano Santos, André Silva, Élson e Luciano Baiano (Rafael Ueta); Tico e Evando (Danilo). Técnico: Estevam Soares
SANTOS - Saulo, Ávalos (Halisson), Gavião e Rogério; Paulo César, Fabinho, Heleno, Ricardinho e Wendel; Basílio (Cláudio Pitbull) e Geílson (Frontini). Técnico: Nelsinho Baptista
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais