Renatinho admitiu ter ficado deprimido ao ser afastado do time principal em 2008| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Alviverdes

Douglas Silva

Ivo Wortmann afirma que houve erro de comunicação, que Douglas Silva teve problemas particulares e não trata a falta do jogador no treino de sábado como indisciplina. Contudo, o volante será reserva na partida de amanhã, contra o Holanda, em Manaus, às 20h30, na estreia do Coritiba pela Copa do Brasil.

Mancha

No lugar do volante jogará Rodrigo Mancha. O jogador que atuou improvisado no lado direito da zaga domingo, mas estava jogando como líbero. Cederá a posição na sobra para Pereira. Felipe volta de suspensão no Paranaense e Cleiton completa o trio de zagueiros.

Guaru

O ala-esquerda Guaru, que estava suspenso no Paranaense, não tem o seu retorno confirmado. Ivo deixou no ar que, com exceção da mudança na zaga e no meio, o time seria o mesmo da partida contra o Rio Branco. Deve jogar com Vanderlei, Felipe, Pereira e Cleiton; Pedro Ken, Rodrigo Mancha, Leandro Donizete, Renatinho e Vicente; Marcos Aurélio e Hugo.

CARREGANDO :)

Renatinho voltou para ficar. Ao menos é isso que o jovem de apenas 20 anos garante. Destaque nas duas últimas partidas do Coritiba (vitórias por 1 a 0 contra o Foz do Iguaçu, fora, e 2 a 1, em casa, contra o Rio Branco), o atleta repete o início arrasador de 2008. Nesta temporada, no entanto, espera um desenrolar bem diferente do ano passado.

Publicidade

"O importante é que o que passou, passou. Aquilo ficou para trás", afirma o atleta, que nem gosta de lembrar do quadro. De promissora revelação, acabou o ano atuando por empréstimo no Londrina.

Há cerca de um ano, Renatinho saiu dos juniores direto para o profissional e comandou a equipe do Coritiba nos quatro primeiros jogos do Estadual – mesmo na derrota para o rival Atlético foi o melhor do Coxa em campo no clássico. Contudo, acabou afastado sob o argumento de que, como era substituído em todas as partidas, teria de realizar um reforço muscular. Com um contrato a vencer no fim do ano, curiosamente o jogador só foi reintegrado ao elenco no dia do anúncio de sua renovação. Nesse período, Marlos acabou tomando seu lugar.

"O time encaixou e o Dorival não teve mais como mexer", relembra o auxiliar Édison Borges. "Depois, como só ia um para o banco e ficavam quatro da posição dele de fora, o Dorival aceitou emprestá-lo para o Londrina".

Hoje, a situação é exatamente oposta. Quem começou jogando foi Marlos, mas é Renatinho quem resolveu o problema da equipe. E o técnico Ivo Wortmann já conversou com o jogador para não haver perda de foco.

"O Renato começou bem no ano passado, daí encheram a bola dele e ele caiu de produção. Agora ele está consciente de que tem de agarrar está oportunidade, pois é difícil haver um terceira chance no mesmo time", afirma Wortmann.

Publicidade

Tímido, Renatinho tenta não falar sobre o passado, afirma estar focado apenas no presente e realmente se nota uma vontade demasiada em suas palavras e expressões.

"Graças a Deus tive uma experiência muito grande no passado e uma nova oportunidade. Tudo (de bom) está se repetindo, mas agora eu estou mais fixado, mais atento", revela o atleta, que, no entanto, deixa escapar o que sentiu no ano passado, quando se viu relegado no melhor momento: depressão. "Poxa, nem me fale. Mas a vida de jogador é cheia de alto e baixos. Tem de se acostumar."

Ao menos dessa vez Renatinho pode ficar tranquilo para jogar seu futebol. O Coritiba também: o contrato do atleta vai até o fim de 2012 e tem multa rescisória de 6 milhões de euros.