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Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Ferrari com mais força

São Paulo – A Ferrari correrá em Interlagos com uma nova especificação do motor, mais potente, aproveitando uma licença do regulamento. A regra impõe que cada motor deve durar dois GPs. O time italiano, assim como a McLaren, cumpriu a série em Xangai, há duas semanas. E vai tentar tirar partido disso.

"Apesar de o regulamento da F-1 não permitir mais o desenvolvimento dos propulsores durante toda a temporada, a distância que eles terão que cobrir em São Paulo será de 500 km e não mais 1.000 km", explicou Mattia Binotto, chefe de engenharia de pista da Ferrari, especialista em motores.

Segunto o engenheiro, isso significa que o uso dos propulsores pode ser aumentado. "Podemos, por exemplo, aumentar o número de revoluções para tentar tirar o máximo em termos de performance", falou.

Apesar de remotas, Kimi Raikkonen ainda tem chances de ficar com o título – é o terceiro no Mundial de Pilotos, sete pontos atrás do líder, Lewis Hamilton, da McLaren. Entre os dois está Fernando Alonso, quatro pontos atrás do inglês.

A equipe inglesa ainda não revelou se Hamilton e Alonso também contarão com motores mais fortes na corrida deste final de semana.

São Paulo – "Serão mais três anos com chance de vitória." Foi assim que Felipe Massa definiu, ontem, a extensão de seu contrato com a Ferrari até o fim de 2010. Agora, o futuro do brasileiro na equipe italiana está mais garantido que o de Kimi Raikkonen, cujo compromisso com a escuderia termina em 2009. "Antes de pensar em 2008 vou concentrar minha atenção no GP do Brasil. Quero lutar pela pole, a vitória e, se for possível, ajudar minha equipe a ser campeã " Raikkonen ainda tem chance de conquistar o título.

Massa tinha contrato com a Ferrari até o fim de 2008. Ontem, no almoço com alguns jornalistas em São Paulo, seu empresário, Nicolas Todt lembrou com bom humor os rumores que apontavam a saída de Massa da Ferrari, transferindo-se para a Toyota, para a chegada de Fernando Alonso, muito descontente com a McLaren. "O novo compromisso anula o anterior. A base é a mesma, mas algumas coisas ficaram melhores para mim."

Massa ganhará mais na Ferrari. Estima-se que receberá cerca de US$ 10 milhões (R$ 18 milhões) por ano. "Tenho consciência da importância do novo acordo, para mim e para quem gosta de F-1 no Brasil. Piloto brasileiro na melhor equipe, a mais prestigiada, estou orgulhoso." Permanecer na Ferrari por mais três anos aumenta as possibilidades de realizar seu sonho. "Desde pequeno desejo ser campeão do mundo. Sei que para chegar lá é preciso que muitas coisas aconteçam ao mesmo tempo, mas estar na Ferrari ajuda muito."

Quatro pilotos disputaram as vitórias nas 16 etapas até agora realizadas. Massa era o favorito de muitos para conquistar o título no começo do ano, mas ele é o único que domingo não tem mais chances de ser campeão. "A falta de confiabilidade do carro e alguns erros nossos fizeram com que perdêssemos pontos importantes. Numa temporada como essa, perder pontos significa ficar de fora da luta."

Massa teve problemas com o câmbio na Austrália, o sistema de largada na Inglaterra e na suspensão traseira na Itália. Além disso, errou no GP da Malásia, ao sair da pista ao tentar ultrapassar Lewis Hamilton, e no GP do Canadá, ao não observar o sinal vermelho na saída do box. A equipe falhou ao liberá-lo na classificação do GP da Hungria sem gasolina suficiente. "Com os pontos perdidos nessas ocasiões eu também estaria na luta aqui e quem sabe, até com mais chances que os outros." Mas ele assegura que o favoritismo atribuído não o afetou: "Se fosse me deixar afetar por tudo que leio, de positivo ou negativo, não conseguiria viver."

Como grande ensinamento este ano, Massa lembrou a falha na etapa de Montreal, quando acabou desclassificado por não parar na saída de box com o sinal vermelho.

Massa afirmou ainda que a provável saída de Fernando Alonso da McLaren pode ser boa para a Ferrari. "Os dois (Lewis Hamilton e Alonso) são excelentes pilotos. Sem um deles pode facilitar as coisas para nós." O fato de ser amigo de Hamilton e ter tido já suas rusgas com Alonso, como nas corridas de Barcelona e de Nurburgring, não muda nada seu comportamento na pista. "Não faria um trabalho sujo. Minha preocupação é outra, ajudar minha equipe ser campeã."

Hamilton lidera o Mundial com 107 pontos diante de 103 de Alonso e 100 de Raikkonen. Massa soma 86. Para o companheiro de Massa ficar com o título precisa vencer e torcer para Hamilton terminar no máximo em sexto, e Alonso em terceiro.

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