Clube convoca fãs para o embarque
A euforia da torcida rubro-negra promete contagiar os jogadores no embarque do Atlético a caminho do Rio, para a final da Copa do Brasil. Mobilização para reforçar a confiança da equipe contra o Flamengo, no jogo de amanhã o Furacão precisa vencer no Maracanã ou empatar marcando dois gols ou mais para conquistar o título.
A diretoria do clube convocou os torcedores para irem ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, hoje, às 12h15. "Compareça no momento do embarque e demonstre toda a força e apoio da nossa torcida", diz o texto publicado no site oficial do Atlético ontem.
Os fãs já haviam lotado o aeroporto para recepcionar os finalistas após a vaga garantida na semi em Porto Alegre, contra o Grêmio, há três semanas. Destaque da partida contra os gaúchos, o goleiro Weverton foi o mais ovacionado pelos atleticanos, assim como o técnico Vagner Mancini.
Para o jogo de amanhã, pelo menos 6 mil ingressos, ao custo de R$ 250, foram vendidos para a torcida atleticana. Após ter anunciado que as vendas estavam encerradas, o Furacão voltou a comercializar as entradas.
A venda ocorre no Restaurante Senhor Garibaldi, na Rua Itupava, 1.377, em Curitiba, das 12 h até as 20 horas de hoje, ou até acabarem os ingressos. O pagamento pode ser feito apenas com cartão de crédito ou débito.
Da Redação
Após a partida na Vila Capanema, quarta-feira, Vagner Mancini detectou que o Atlético "sentiu o peso" de jogar a final da Copa do Brasil. Refugada que, para quem conhece de perto o treinador, não há chance de se repetir no confronto derradeiro com o Flamengo, amanhã, às 21h50, no Maracanã.
Em 15 anos à beira do gramado, o ex-jogador tornou-se especialista em motivar as equipes que comanda. Nem sempre é o suficiente para chegar às vitórias, é claro. Mas não faltará ao Furacão disposição para lutar pelo título inédito.
"Ele se preocupa muito com a parte emocional dos atletas. Tanto quanto as orientações técnicas e táticas. Está sempre conversando, às vezes ocasionalmente, sentindo o nível de concentração, de competitividade de todos", comenta Fábio Vidal, lateral-esquerdo do Paulista de Jundiaí, campeão da Copa do Brasil com Mancini em 2005.
A conquista dos paulistas, aliás, lembra muito a situação atleticana. Um clube sem o mesmo apelo do adversário (Fluminense), que empatou em casa o primeiro duelo (0 a 0) e mesmo assim ficou com a taça (ao vencer por 2 a 0, em São Januário).
"O Mancini explorou muito a nossa condição de zebra", complementa Vidal. A conquista do Paulista tinha até um "hino" nesse sentido. Sempre antes de pisar o gramado, os atletas entoavam o tema do He-Man: "Eu tenho a força/ Sou invencível/ Vamos amigos/ Unidos venceremos a semente do mal", diz a música do conjunto Trem da Alegria, de 1986, sobre o personagem de desenho animado.
A estratégia de "patinho feio" já funcionou no CT do Caju. Ao término da semifinal do torneio com o Grêmio, os jogadores do Atlético não cansaram de alardear que haviam sido "menosprezados" pelo adversário, considerado favorito para alcançar a final.
Outra artimanha emocional que tem surtido efeito é o apoio dos torcedores no Aeroporto Afonso Pena. No Rubro-Negro, Mancini trabalha ao lado do psicólogo Gilberto Gaertner, responsável pelo setor em todas as categorias do clube. Tem também o auxílio do diretor técnico Antônio Lopes, sempre atento aos que os oponentes andam falando por aí.
Quem também já foi parceira no assunto foi a ex-jogadora de basquete Hortência. "Sou amiga do Mancini e ele me convidou para fazer uma palestra com os atletas do Paulista, na decisão da Copa do Brasil. Ele sabe como é difícil motivar e manter focado um grupo grande de jogadores", relembra a rainha do esporte no Brasil.
Preocupação que é herança dos tempos de boleiro. "O Mancini é um líder nato. Sempre com uma opinião certeira, atento para a parte humana do esporte. Tenho certeza de que o Atlético vai entrar muito ligado", afirma Reginaldo Nascimento, ex-volante, hoje agente de atletas, companheiro do técnico no Coritiba em 1997.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião