Um grupo de manifestantes organiza uma passeata em Salvador nesta quinta-feira (20). A concentração para o protesto começou no início da tarde, no centro da capital baiana. Cerca de 60 mil pessoas confirmaram participação através das redes sociais na Manifestação Passe Livre Salvador, que seguirá em passeata para a Arena Fonte Nova onde, às 19h, Uruguai e Nigéria se enfrentam, na primeira partida da cidade na Copa das Confederações. A seleção brasileira desembarcou em Salvador durante a tarde.
Este será o segundo ato na capital baiana. Na última segunda-feira (17), oito mil percorreram a região do Iguatemi, em um protesto pacífico. A Polícia Militar estima um público até cinco vezes superior ao do protesto anterior.
Não foram vistas bandeiras de partidos políticos na manifestação. Além de protestos contra a Fifa, outras reivindicações, como a inauguração do metrô da cidade, há 13 anos sem funcionar, além de melhorias na educação e na saúde, também são lembradas em cartazes e gritos.
A mobilização é organizada pelo grupo "Eu Posso Mudar Salvador" e foi articulada na quarta-feira. Os organizadores não descartam confronto com a polícia, pela proximidade das barreiras que serão instaladas num raio de 3 km ao redor do estádio.
Na última semana, a prefeitura de decretou feriado municipal para os dias 20 e 22, datas das partidas pela Copa das Confederações na capital baiana, o que, na visão do grupo, deve ajudar na adesão de pessoas ao manifesto. Além da participação da população de Salvador, o protesto receberá delegações de várias cidades do interior.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião