Poucas vezes foi tão importante chamar o técnico de professor ou abraçá-lo na comemoração de um gol. Após chamar 52 jogadores para uma pré-lista, Mano Menezes encerra hoje a partir das 16h06, contra o México, em Dallas a primeira etapa para formar o time que vai à Olimpíada de Londres.
Na primeira relação de nomes do treinador, formada basicamente com boleiros de até 23 anos (apenas três acima dessa idade podem ir para os Jogos), muitos vão sair da disputa na sexta-feira, quando o comandante passa ao Comitê Olímpico um grupo com 35 atletas.
No dia 6 de julho, Mano definirá os 18 jogadores que embarcarão à Europa para a disputa do inédito ouro. O roteiro de eliminatórias nos nomes, porém, parece ser meramente burocrático, o técnico deve ter pouco trabalho para definir quem arruma as malas.
Entre os goleiros, Neto (Fiorentina) e Rafael (Santos) foram os titulares nas duas partidas e ficaram bem perto do embarque. Situação parecida com a dos defensores Danilo (Porto), Thiago Silva (Milan), Juan (Inter de Milão) e Marcelo (Real Madrid), praticamente absolutos nos amistosos Alex Sandro (Porto), apesar de estar no banco, também entrou nos dois confrontos.
Sandro (Tottenham), Rômulo (Vasco) e Oscar (Internacional), junto com Lucas (São Paulo) e Giuliano (Dnipro), são os meias mais festejados da seleção olímpica. Ganso (Santos), machucado, ainda não jogou, mas até Londres deve ter se recuperado e é praticamente certo na equipe.
Funcionando bem, o ataque conta com a unanimidade de Neymar (Santos), além das boas atuações de Alexandre Pato (Milan). Também parece certo Leandro Damião (Internacional), constante nas escalações de Mano. Hulk (Porto) e André (Atlético-MG) têm boas chances de completar a equipe, além de ajustes finais que podem trocar poucos nomes na reta final.
Hoje, a seleção enfrenta o México, nos Estados Unidos, no terceiro jogo da excursão que o time faz como parte da preparação e peneira. A jornada começou no dia 26, em uma vitória por 3 a 1 sobre a Dinamarca (Hamburgo, Alemanha), e segue até 9 de junho, no clássico contra a Argentina (New Jersey, Estados Unidos).
Até agora, Mano triunfou nas duas partidas a segunda, uma goleada por 4 a 1 em cima dos Estados Unidos (em Washington). Primeira disputa com uma equipe latino-americana na série de amistosos, o México fornece a chance de Mano ensaiar o pedido feito aos jogadores depois do último jogo: "mais malícia".
Ao vivo
México x Brasil, às 16h06, na RPCTV.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião