Telêmaco Borba A força do Clube Atlético Monte Alegre, time que conquistou o estado há cinco décadas, construiu uma história que não teve como forte a modéstia. Além de carregar o apelido "Pantera Negra", a alcunha "máquina de jogar futebol" e de considerar seu estádio o "Cemitério dos líderes", o Cama também tinha fama de cruel com alguns adversários.
Corria o ano de 1957, nos último dias do Monte Alegre. Era um período de euforia no país. Após o período conturbado pós-Getúlio Vargas (com três presidentes temporários no comando), o mineiro Juscelino Kubitschek tomava posse prometendo investimentos em infra-estrutura. O futebol crescia na era da bossa nova.
Diante desse cenário nascia o Londrina. E o Cama logo foi realizar amistosos com o time recém-criado. No encontro, uma prova da falta de modéstia das feras do interior. De acordo com o ex-jogador Raul Benvenutti, pouco antes da partida, o grupo do Cama se esbaldou com feijoada no almoço e não conseguiu segurar o ímpeto do rival. "Perdemos de 3 a 0 e eles não perderam a chance de nos cutucar: Cadê o campeão, cadê o campeão?, gritavam. Aquilo ficou engasgado. O Ocimar, nosso jogador mais habilidoso, prometeu vingança", lembra.
"No jogo de volta, fomos à forra. No primeiro tempo ganhávamos por 4 a 0 e o Ocimar levou a bola no meio de campo e sentou nela gozação pura. O pessoal do Londrina ficou louco e correu para chutar ele e tudo que tivesse pela frente. Quando chegaram perto, ele levantou e tocou de calcanhar. Aquilo acabou com os londrinenses. Vencemos por 7 a 1, mas com raiva, muita raiva", completa. (RF)
A trajetória
1.º turno
Cama 5 x 2 Ferroviário
Coritiba 3 x 3 Cama
Cama 4 x 2 Água Verde
Morgenau 0 x 2 Cama
Cama 4 x 1 Atlético
Cama 2 x 2 Operário
Cama 1 x 1 Guarani
Caramuru 1 x 2 Cama
Palestra Itália 1 x 0 Cama
Britânia 0 x 6 Cama
2.º turno
Cama 2 x 1 Coritiba
Água Verde 0 x 1 Cama
Cama 1 x 0 Britânia
Guarani 1 x 0 Cama
Atlético 1 x 2 Cama
Cama 10 x 1 Palestra Itália
Cama 6 x 0 Caramuru
Ferroviário 0 x 1 Cama
Operário 4 x 2 Cama
Cama 7 x 2 Morgenau
3.º turno
Coritiba 3 x 2 Cama
Cama 4 x 2 Guarani
Ferroviário 4 x 1 Cama
Atlético 6 x 1 Cama
Cama 4 x 0 Operário
Finais
Ferroviário 2 x 2 Cama
Cama 3 x 1 Ferroviário
Cama 1 x 0 Ferroviário