O mundo celebra os 70 anos do Maracanã. Chamado de Maior do Mundo, mesmo que hoje já não seja mais o estádio com maior capacidade no planeta, o grande palco do futebol brasileiro e mundial continua mexendo com o nosso imaginário. Quem foi sabe o impacto que é chegar ao Mário Filho. Quem não foi ainda sonha em conhecer o Maraca.
Tive a chance de ir pela primeira vez como espectador. Tava rolando um congresso de jornalismo no Rio de Janeiro e quase metade da minha turma na PUC foi. E eu e mais dois colegas, Juliano e Ruy, decidimos conhecer o Maracanã. Tinha um esquema de excursão no hotel e fomos assistir a Flamengo x Corinthians. Era 8 de setembro de 1996. O jogo foi uma droga, mas a emoção de estar lá ainda é indescritível.
Pra homenagear o Maracanã e puxar a brasa pra nossa sardinha, escolhi dez partidas marcantes - quase todas vitórias ou conquistas. Vamos viajar no tempo no Maior do Mundo!
>> Se estivesse vivo, Maracanã faria 70 anos. Está morto. Viva o Maracanã!
Flamengo 0x1 Coritiba, Maracanã, 25/02/1973
Na jornada que levou o Coritiba ao título do Torneio do Povo de 1973, teve vitória no Maracanã. Foi um triunfo decisivo, inclusive, numa tarde de domingo. Foi o duelo entre Zagalo, então campeão do mundo com a seleção brasileira, e Elba de Pádua Lima. E de novo Tim, uma raposa do futebol, levou vantagem sobre o Velho Lobo. Coxa 1x0, gol de Zé Roberto.
Fluminense 0x1 Coritiba, 20/08/1975
Foi o primeiro jogo do Fluminense após a conquista do Campeonato Carioca de 1975. Era a famosa Máquina Tricolor, com Marco Antônio, Carlos Alberto Pintinho, Gil, Rivelino e Paulo César Caju. Mas foi Maizena, um jovem em quem o Coritiba apostava muito, quem decidiu o jogo no Maracanã. Do time campeão do Torneio do Povo, Jairo e Nilo ainda eram titulares, e Aladim e Krüger entraram no segundo tempo.
América 1x2 Athletico, 13/04/1983
Antes de encarar o mata-mata do Campeonato Brasileiro de 1983, o Athletico eliminou Colorado, Atlético-MG e América em um quadrangular. E Washington e Assis brilharam pela primeira vez no Maracanã na vitória sobre o América, que tinha uma equipe bastante respeitável à época. Os gols do Casal 20 e a presença sempre decisiva de Roberto Costa fizeram o Furacão sair do Maraca com os dois pontos.
Bangu 1x1 Coritiba, 31/07/1985
O jogo mais importante da história do Coritiba foi no Maracanã e foi tratado bastante nos últimos dias por aqui - teve a análise tática da final do Campeonato Brasileiro de 1985 e uma homenagem aos campeões 'invisíveis'. Apesar do 'oba-oba' do Bangu nos dias que antecederam aquela decisão, a cobertura dos jornais foi bastante sóbria.
Botafogo 0x2 Athletico, Maracanã, 09/11/1988
Um dos jogadores mais técnicos da história do Athletico foi o dono do Maracanã na vitória sobre o Botafogo por 2x0, em jogo válido pela Copa União de 1988. Carlinhos, o Sabiá, decidiu a partida com duas assistências, uma para o volante Cacau e outra para o ponta Serginho. Em campo pelo Furacão também estavam Marolla e dois hoje treinadores - Adílson Batista na zaga e Roberto Cavalo no meio-campo.
Flamengo 1x0 Londrina, 30/04/1993
É o único jogo da lista com derrota, mas a lembrança é válida por ser um dos bons momentos da história do Londrina. Após eliminar o Internacional, o Tubarão foi ao Maracanã enfrentar o Flamengo. Era a ida das quartas de final da Copa do Brasil de 1993. E o LEC já tinha assombrado o Rio de Janeiro em 1977, quando venceu o Vasco em São Januário. Mas naquela noite não deu, mesmo com a grande atuação do goleiro Carlão. E, apesar da pressão no estádio do Café, os cariocas se classificaram.
Flamengo 1x4 Paraná, Maracanã, 13/10/1996
Claro que para a imprensa do Rio era um 'vexame', mas na verdade foi uma das grandes partidas da história do Paraná. Diante de um Flamengo com Júnior Baiano, Ronaldão, Marques, Bebeto e Aloísio Chulapa, o Tricolor não tomou conhecimento do Maracanã e aplicou 4x1, com grande atuação de Régis, do volante Reginaldo e do atacante Silva. Foi um passeio paranista.
Botafogo 1x3 Paraná, 28/03/2002
Tratei desse jogo quando do confronto de ida entre os dois clubes na Copa do Brasil - parece que foi há um tempão, mas foi em março. Foi uma grande vitória do Paraná sobre o Botafogo no Maracanã em uma noite de quinta-feira, com atuação de gala de Marquinhos.
Flamengo 0x3 Paraná, 05/10/2003
Os incautos poderiam achar que a goleada do Paraná sobre o Flamengo em 1996 foi um 'aborto da natureza'. Mas em 2003 teve de novo sucesso paranista no Maracanã. Dessa vez por 3x0, com aquele time que está na memória da torcida tricolor. E que entrou em campo sob os efeitos de uma intoxicação alimentar que afetou boa parte do elenco. Fernandinho, Caio, Marquinhos e Renaldo comandaram a festa.
Fluminense 0x2 Athletico, 28/11/2018
O Athletico promoveu uma aula de tática e de qualidade na semifinal da Copa Sul-Americana de 2018. No Maracanã, controlou o Fluminense e venceu por 2x0 naquela noite de quarta-feira. Marcelo e Bruno Guimarães brilharam, mas Nikão foi o dono do jogo. Foi uma vitória que confirmou o momento de transformação rubro-negro, que só se intensificou dali por diante.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas