Nem adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". No entanto, a marca de cada clube vale, e muito, quando se trata dos maiores do Brasil. Foi o que revelou um estudo da Crowe Horwath RCS, divulgado pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Ainda que longe das assustadoras cifras dos europeus, três brasileiros se apresentam como grandes potências.
Os dois de maiores torcidas do Brasil, Flamengo e Corinthians, seguidos pelo São Paulo, podem ter como grande fonte de renda suas marcas. Cada uma vale mais de meio bilhão de reais, segundo a pesquisa. O Manchester United é o clube com a marca mais valiosa do mundo: R$ 3.204 milhões.
O levantamento levou em consideração os 12 clubes de maior torcida e número de títulos, de 1971 (início do Campeonato Brasileiro) a 2009. Os avaliados são os quatro grandes de São Paulo, os quatro do Rio, dois de Minas Gerais e os dois do Rio Grande do Sul.
De acordo com o estudo, a evolução nas receitas dos clubes entre 2003 e 2008 foi de 115%. As que apresentaram maior crescimento foram a exploração do marketing e a venda de ingressos. Para chegar aos números finais, foram usadas informações como os dados financeiros, perfil e hábito dos torcedores, marketing e mercado nacional e local. O resultado é baseado em marketing, estádio, sócios e mídia.
Para o futuro, essa arrecadação pode ser ainda maior. Hoje, as marcas dos doze principais clubes valem R$ 1,9 bilhão. Daqui a quatro anos, após a Copa de 2014, o número pode chegar a R$ 3,4 bilhões.
Já de olho no Mundial, o São Paulo espera manter, com seu estádio, a força que o projeta hoje como o terceiro da lista. O Tricolor se aproxima dos líderes graças a uma evolução de 234% em bilheteria e 93% em marketing.
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