Marcos Daniel e Thomaz Bellucci, números 1 e 2 do Brasil, respectivamente, estréiam no US Open nesta segunda-feira. O gaúcho, número 81 do mundo, enfrenta o argentino David Nalbandian por volta das 15h (de Brasília), enquanto o paulista, 87º do ranking, encara o espanhol Oscar Hernandez por volta das 17h.
Daniel, de 30 anos, busca sua primeira vitória no Grand Slam americano e seu segundo triunfo em torneios do Grand Slam. O gaúcho só participou do evento em Flushing Meadows uma vez, em 2006, e saiu derrotado em cinco sets diante do russo Teimuraz Gabashvili.
O duelo com Nalbandian será a décima partida do número 1 do Brasil em Grand Slams. Até hoje, ele só tem uma vitória no currículo em torneios deste porte. O único triunfo veio este ano, em Roland Garros, onde Juan Carlos Ferrero abandonou sentindo problemas físicos.
As estatísticas não são favoráveis a Daniel contra Nalbandian. Além de conseguir lidar com o sólido jogo do adversário, atual número 7 do ranking mundial, o brasileiro terá de superar sua própria seca de vitórias. Nas últimas oito partidas que disputou, o gaúcho venceu apenas uma.
Aos 20 anos, Bellucci vive um momento bem diferente na carreira se comparado a Daniel, mas os resultados têm sido igualmente escassos. Em sua primeira temporada como top 100 e estreando em torneios de nível ATP, o paulista triunfou em apenas um dos últimos seis jogos que fez.
O número 2 do Brasil, porém, caiu em chave favorável e tem mais chances de avançar do que o compatriota. O espanhol Oscar Hernandez, primeiro rival de Bellucci, é um especialista em saibro e não acumula grandes resultados em pisos duros, como os utilizados no US Open.