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 | Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo
| Foto: Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo
  • Gralha, mascote do Paraná, ganhou

Depois de penar para conseguir se manter na Série B do Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube começa a se preparar para a temporada 2009. Em tempo de balanços e definições das questões ainda pendentes – principalmente em relação às renovações de jogadores – o departamento de marketing lamentou que o mau desempenho do time em campo tenha influenciado na obtenção de bons resultados nos bastidores. Mesmo assim, clube está otimista para o futuro.

Na opinião de Marcelo Romaniewicz, vice-presidente de marketing do tricolor, a partir de março deste ano o clube passou a viver "uma nova realidade em termos de marketing esportivo". A criação do projeto "Sempre Paraná" foi a novidade do clube. Tendo como garotos-propagandas o atleta Giba, melhor jogador de vôlei do mundo e paranista de coração, e o meia Giuliano, eleito a revelação da Série B 2008, a campanha foi focada no resgate do orgulho de ser torcedor do Paraná.

Além do lançamento de kits comemorativos, loja virtual, novo site e novos produtos, o clube resgatou a gralha azul (mascote da equipe) e, mais tarde, lançou um plano de sócio-torcedores. "De tudo que imaginávamos e planejamos quando lançamos o Sempre Paraná, conseguimos implantar quase tudo. O que sobrou, a criação e manutenção de uma loja física, será nosso próximo objetivo", disse, por telefone, à Gazeta do Povo Online.

Obviamente que os resultados da campanha de marketing foram afetados pelo desempenho do time em campo (só conseguiu eliminar o perigo do rebaixamento faltando três rodadas para o fim do campeonato) – "Fica um gostinho de que poderia ser melhor", admitiu Romaniewicz -, mas no geral o resultado foi interessante não pode ser desprezado.

"Foi satisfatório, principalmente por ver o clube chegar a uma evolução rápida, de forma consistente e intensa em termos de marketing esportivo. É um avanço não para este ano, mas sim para o clube aproveitar daqui para frente. Contribuímos para a construção de um patrimônio importantíssimo para o clube, que intangível, mas tem muito valor", explicou.

O clube fechou o ano com oito mil sócios, dentre os quais três mil novos parceiros que aderiram ao projeto Sempre Torcedor (os outros cinco mil são sócios olímpicos, que usufruem as dependências sociais do clube). "Ficou abaixo do que esperávamos (que eram cinco mil), mas foi um ano de muito aprendizado e temos muitas coisas a melhorar".

Novo ano, mesmo preço, mais benefícios

Para o torcedor paranista que pensa em se associar ao clube para acompanhar os jogos da temporada 2009 com mais comodidade, uma boa notícia. O vice-presidente de marketing garante que os preços não serão reajustados. "Mesmo considerando que iremos trabalhar em uma realidade financeira mais difícil ainda, vamos manter os preços. Como o torcedor é movido pelo emocional, esperamos uma boa participação no Paranaense para aumentar as adesões".

Além do que já oferece, o clube promete resolver problemas encontrados este ano e oferecer ainda mais benefícios. "O nosso plano de sócios foi concebido para ser um programa de relacionamentos, mas ainda não é. Tivemos alguns problemas e dificuldades, principalmente na parte de cobranças, mas estamos próximos de resolvê-los. Vamos dar uma turbinada nesse quesito e alavancar as associações".

Por fim, Romaniewcz afirma que surpresas virão. "Estamos trabalhando muito, posso garantir. Vamos voltar a figurar de forma mais ativa nos campeonatos e com isso colher novos resultados". A torcida pode esperar por novidades, garantiu o dirigente.

Para saber outras informações sobre o Sempre Paraná, basta acessar o site do clube.

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