O piloto Thiago Marques inicia, hoje, a briga contra o tempo para realizar o "sonho vermelho" dos apaixonados pela velocidade. Corredor da Stock Car, o curitibano está em Misano, na Itália, onde terá pela frente dois dias de testes a bordo de uma Ferrari 430 para a equipe GPC, participante da FIA Grand Turismo, principal categoria de carros de turismo do mundo. A proposta surgiu graças ao bom desempenho do piloto nos testes para a Mil Milhas Brasil, realizada no último dia 21, em Interlagos, São Paulo, evento que em 2007 fará parte do calendário da FIA GT.
Marques disputou a competição de resistência como convidado da equipe italiana, dividindo o cockpit com o irmão Tarso e o pai Paulo de Tarso, além de três outros pilotos. "Nunca tinha andado em nenhum carro diferente da Stock Car e eles gostaram do meu desempenho. Já nos testes deram uma sondada", disse Marques, que chegou em décimo lugar na prova.
Porém o convite ficou no ar e foi oficializado apenas dias depois. "Não acreditei na hora. É uma categoria onde só competem grandes nomes do automobilismo, ex-pilotos de Fórmula 1, e marcas muito conceituadas. Será uma grande oportunidade", comemorou. Em 1998, o piloto paranaense Ricardo Zonta foi campeão, correndo pela Mercedes.
No domingo, Marques volta a Curitiba e espera trazer boas notícias do desafio. "Não conheço o carro, a pista, está nevando, mas estou empolgadíssimo", declarou, antes de viajar.
A possibilidade de ser o segundo piloto brasileiro domando o "cavalinho empinado" no circuito profissional de automobilismo ao lado de Felipe Massa, que substituiu Rubens Barrichello na Fórmula 1 , entusiasma o corredor de 25 anos. "Ter a oportunidade de andar numa Ferrari é para poucos. Não passava pela minha cabeça treinar num carro desses, quanto mais correr".
A sensação é ainda mais prazerosa para o integrante de uma família que tem duas Ferrari na garagem. "O som é fascinante, além da esportividade do carro".
Entretanto, não serão apenas os resultados na pista que definirão o acerto do curitibano com um dos braços da escuderia mais adorada do mundo. Marques tem contrato com a equipe Petrobrás-Action Power, de propriedade de seu pai, para correr a Stock Car, em 2006, e irá cumpri-lo normalmente. "A intenção é tentar correr algumas etapas esse ano na FIA GT e, caso me convidem, assinar o contrato para 2007", explicou.
Enquanto a definição não acontece, Marques projeta sua participação na Stock Car neste ano. Ele terá a companhia do piloto Luciano Burti, ex-piloto de testes da Ferrari, que assume a vaga deixada por Cacá Bueno.
"Tenho certeza de que será um ano ótimo para mim e para a equipe. O Luciano é muito experiente e vai nos ajudar muito", contou. O principal objetivo é manter o título por equipes, conquistado em 2004 e 2005, e tentar o campeonato por pilotos.
Ano passado, Cacá esteve muito próximo da conquista, chegando a abrir 40 pontos de vantagem para o segundo colocado, mas acabou perdendo o título para Giuliano Losacco na última prova, e pôs a culpa no motor.
"Ele falou um pouco de cabeça quente. Pode ter procedência a reclamação, pois era nítido que o motor dele não rendia como o do Giuliano, mas eu prefiro não fazer acusação nenhuma", contemporizou Marques.
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