Extra
RIO - Depois de uma certa indecisão, provocada pela possibilidade de voltar a treinar pela Ferrari na época da prova, Felipe Massa confirmou participação nas 500 Milhas da Granja Viana. A 9ª edição do principal evento do kart brasileiro será realizada nos próximos dias 19 e 20 de outubro no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (Grande São Paulo). Massa convidou Luciano Burti para reforçar a equipe e confirmou o campeão mundial de kart Ruben Carrapatoso como terceiro piloto.
Massa e Burti correram juntos, mas não chegaram ao fim no ano passado, naquela oportunidade na companhia de Xandinho Negrão. O novo contratado da Ferrari participará da prova também com o segundo kart de sua equipe. Por enquanto, o único nome com presença assegurada é João Paulo Bertucelli, que passou pela Fórmula Renault brasileira em 2002. Massa e Bertucelli integraram a equipe campeã da prova inaugural das 500 Milhas, em 1997.
Por causa dos compromissos com a Ferrari no circuito italiano de Vallelunga, Massa só iniciará os treinamentos para a maratona de kart na próxima semana. Nesta segunda-feira, na abertura da programação oficial de treinos das 500 Milhas da Granja Viana, Bertucellli testou os motores de três diferentes preparações. No final da noite, a equipe decidiu-se pelos da RBC. A exemplo do ano passado, o chassis continuará sendo o Birel.
Massa e Burti, que neste domingo venceu os 200 Km de Buenos Aires da TC2000 e chegou em terceiro na etapa da Stock Car, serão fortes rivais do quarteto Rubens Barrichello-Tony Kanaan-Felipe Giaffone-Dan Wheldon, vencedor da corrida de 2004. A chegada de Carrapatoso aumenta as chances da equipe. Carrapatoso se tornou o grande destaque da última edição ao empreender um ritmo alucinante nas voltas finais e descontar uma grande diferença em relação aos líderes. Depois de pouco mais de dez horas e meia de competição, Carrapatoso chegou em segundo apenas 15 segundos atrás de Kanaan.
Enquanto as estrelas nacionais e internacionais não chegam, os primeiros ensaios foram monopolizados pelos figurantes. Com frio e ameaça permanente de chuva, diversos nomes conhecidos do automobilismo brasileiro passaram por Cotia, entre eles Daniel Serra e Alan Hellmeister, que acabam de retornar da temporada da Fórmula Renault européia.