• Carregando...

Istambul – O automobilismo brasileiro voltará a largar na frente de uma etapa do Mundial de Fórmula 1. O responsável pela façanha foi Felipe Massa (Ferrari), que alcançou o melhor tempo no treino classificatório – 1min26s906 – da etapa da Turquia, que será disputada hoje, a partir das 9h (de Brasília).

A última vez que um piloto brasileiro havia conquistado uma pole position foi em 2004, no GP do Brasil, com Rubens Barrichello, então na Ferrari.

É a primeira vez que Massa obtém a pole em uma prova da principal categoria do automobilismo mundial. Não bastasse essa marca pessoal, o brasileiro deixou para trás seu companheiro de equipe, o alemão Michael Schumacher, que ficou com a segunda colocação – 1min27s284 (pouco mais de 0s3 mais lento que o brasileiro).

"É um grande trabalho para Felipe. Sua primeira pole position e uma primeira fila para a gente são muito importante", disse Schumacher.

"Eu não fiz a classificação exatamente como planejamos. Eu tinha um bom carro. Fui um pouco cauteloso, pois tive que abortar a primeira volta para ter certeza de que teria uma mais rápida. Nós estamos na primeira fila, então não posso reclamar", acrescentou o heptacampeão.

O resultado não poderia ser melhor para a Ferrari. Além do domínio da primeira fila em Istambul, a escuderia italiana deixou sua principal concorrente na temporada, a Renault, para trás.

O espanhol Fernando Alonso (1min27s321) e o italiano Giancarlo Fisichella (1min27s564) conquistaram o terceiro e quarto melhores tempos do dia, respectivamente.

Visivelmente mais fraca, a Renault parece continuar sentindo a ausência do amortecedor de massa, definitivamente proibido da categoria.

Bom para Schumacher, que está na briga pelo título da categoria. O alemão soma 90 pontos, dez a menos que o líder Fernando Alonso. Uma vitória no GP da Turquia poderá deixá-lo ainda mais próximo da liderança.

Enquanto Massa comemora o melhor tempo, o outro brasileiro da competição não tem motivos para sorrir. Rubens Barrichello (Honda) decepcionou.

Parou na segunda parte do treino e conquistou apenas o 14.º tempo. Porém, ganhou uma posição. O alemão Ralf Schumacher, que fez a quinta melhor marca, foi punido por ter trocado o motor e perdeu dez posições no grid.

Com a pole position, Massa se tornou o sexto brasileiro da história a largar na frente em uma etapa da Fórmula 1. Além dele, Emerson Fittipaldi, Carlos Pace, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello foram pole position pelo menos uma vez na carreira.

Na TV: GP da Turquia, às 9 horas, na Globo/RPC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]