Felipe Massa faz história e vence sua primeira prova na Fórmula 1 de forma brilhante no GP da Turquia. O brasileiro dominou a prova desde o início e ainda contou com um providencial safety car que jogou Schumacher para terceiro e impedi qualquer tentativa de jogo de equipe por parte da Ferrari. Fernando Alonso ganhou a posição de Schumi nos boxes e foi muito habilidoso nas últimas voltas ao segurar o alemão.
Com o resultado, Alonso amplia para 12 pontos sua vantagem no Mundial de Pilotos. O espanhol tem 108 contra 96 de Michael Schumacher. Com apenas quatro provas para o fim da temporada Itália, China, Japão e Brasil o alemão passa a depender de problemas de Fernando Alonso para tentar o octacampeonato da Fórmula 1.
Jenson Button, da Honda, foi o quarto, seguido por Pedro de la Rosa, Giancarlo Fisichella e Ralf Schumacher. O brasileiro Rubens Barrichello, companheiro de Button, completou a zona de pontuação após uma ótima corrida. Mesmo largando em 13º lugar, ele foi combativo, fez várias ultrapassagens durante a prova.
Domínio desde o início
Na largada, Felipe Massa manteve a ponta, seguido por Michael Schumacher. Os pilotos da Ferrari espremeram Fernando Alonso, que chegou a emparelhar com o alemão. Giancarlo Fisichella, que vinha atrás do espanhol, freou muito para evitar a colisão e acabou rodando na primeira curva, o que causou grande confusão e uma série de acidentes. Vários detritos ficaram na pista, mas o safety car não foi acionado, o que só aconteceria mais tarde, por causa de uma rodada de Vitantonio Liuzzi.
A entrada do safety car acabou decidindo a prova. Massa fez o pit stop primeiro, enquanto Schumacher esperava o fim da troca de pneus e do reabastecimento. A perda de tempo deu a Fernando Alonso a segunda posição da prova, à frente de Schumi. Parecendo mais pesado, o alemão não conseguia acompanhar o ritmo do brasileiro e do espanhol. E acabou saindo da pista quando tentava chegar perto dos dois, perdendo preciosos segundos.
Após a segunda parada, Massa voltou bem à frente e Alonso conseguiu permanecer em segundo. Só que a vantagem do espanhol foi reduzida a nada e Schumacher começou a pressioná-lo. O alemão chegou a colocar o carro lado a lado em algumas curvas, mas o piloto da Renault defendeu a posição de forma exemplar. No fim, Schumi quase acertou a traseira de Alonso na entrada da reta, mas nada aconteceu. Lá na frente, Massa completava a corrida com sete segundos de vantagem, em outra corrida espetacular.
Confira o resultado final do GP da Turquia:
1 Felipe Massa (BRA/Ferrari/B) 58 voltas em 1h28m51s0822 Fernando Alonso (ESP/Renault/M) a 5s5753 Michael Schumacher (BRA/Ferrari/B) a 5s6564 Jenson Button (ING/Honda/M) a 12s3345 Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M) a 45s9086 Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M) a 46s5847 Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B) a 59s3378 Rubens Barrichello (BRA/Honda/M) a 1m00s0349 Jarno Trulli (ITA/Toyota/B) a 1 volta10 Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B) a 1 volta11 Christian Klien (AUT/RBR-Ferrari/M) a 1 volta12 Robert Kubica (POL/Sauber-BMW/M) a 1 volta13 Scott Speed (ITA/STR-Cosworth/M) a 1 volta14 Nick Heidfeld (ALE/Sauber-BMW/M) a 2 voltas15 David Coulthard (ESC/RBR-Ferrari/M) a 3 voltas
Não completaram:
Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B) a 12 voltasTakuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B) a 17 voltasNico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B) a 33 voltasSakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B) a 35 voltasVitantonio Liuzzi (ITA/STR-Cosworth/M) a 46 voltasKimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M) a 57 voltasTiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B) a 58 voltas
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