A Associação de Estatísticos do Futebol (AFS), situada na Inglaterra, resolveu usar a matemática para escolher os melhores do mundo. E o resultado foi surpreendente. Não pelo primeiro lugar, que ficou com Pelé. Mas o Atleta do Século é seguido por Ronaldo e Romário.
O Brasil ainda tem mais oito jogadores na lista dos 100 melhores de todos os tempos: Cafu (10º), Roberto Carlos (11º), Rivaldo (14º), Zico (16º), Ronaldinho Gaúcho (57º), Bebeto (59º), Djalma Santos (74º) e Taffarel (88º). No entanto, o país com maior número de representantes é a França, com 16.
As duas maiores surpresas são a presença de Maradona apenas na sexta posição (atrás também de Figo e Zidane) e a inclusão do iraniano Ali Daei, em 26º. O jogador é o maior artilheiro de seleções do mundo inteiro, com 109 gols em 149 partidas.
Para chegar ao ranking, a organização criou um sistema de pontuação, onde os atacantes são premiados por gols marcados e os defensores por jogos sem sofrer gols. Todos ainda receberam pontos extras por títulos conquistados, partidas como capitães e o nível em que jogaram.
O tablóide inglês "The Sun" ironizou a lista pela ausência de ídolos do Manchester United, como George Best, Dennis Law e Cantona.
Confira os 10 melhores jogadores de todos os tempos, segundo associação:
1 Pelé (Brasil)2 Ronaldo (Brasil)3 Romário (Brasil)4 Luís Figo (Portugal)5. Zinedine Zidane (França)6 Diego Maradona (Argentina)7 Lothar Matthäus (Alemanha)8 Gerd Müller (Alemanha)9 Franz Beckenbauer (Alemanha)10 Cafu (Brasil)
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas