A matemática e a emoção devem comandar as duas últimas rodadas do Brasileirão deste ano. Além das vitórias, estarão em jogo os sonhos continentais de alguns clubes, dentre eles estão Paraná Clube e Atlético-PR, e também a fuga da zona de rebaixamento. O título do Nacional e as vagas na fase de grupos da Libertadores já estão definidas. Resta a briga pela pré-Libertadores e pela Copa Sul-Americana. Dos 20 clubes da série a, 14 ainda dependem dos próximos resultados para se garantir em competições internacionais ou fugir do rebaixamento.

CARREGANDO :)

Entre os matemáticos, as chances de cada equipe, de acordo com os seus anseios no Brasileirão, são muito semelhantes em termos de porcentagem. Os índices dependem de cada rodada, e vai de acordo com o resultado anterior e o próximo confronto. Na ponta, na zona intermediária e na parte de baixo da classificação, as disputam serão acirradas até o final.

Libertadores

Publicidade

No maior torneio sul-americano de clubes, a Taça Libertadores 2007, quatro times brasileiros já estão garantidos. O Internacional assegurou a sua vaga ao vencer a edição deste ano. Já o São Paulo conseguiu garantir a sua quarta participação consecutiva no torneio continental ao vencer o Brasileirão deste ano no último domingo. Já o Flamengo, por ter ganho a Copa do Brasil 2006, também conseguiu uma vaga. O Grêmio, bicampeão da Libertadores, retorna à competição internacional graças a uma ótima campanha no Nacional, e matematicamente já se garantiu na fase de grupos.

As últimas duas vagas destinadas ao Brasil são para a pré-Libertadores. Ou seja, os dois últimos clubes classificados terão de enfrentar times de outros países para então chegar à fase principal do torneio. Quatro times estão na disputa: Santos, Vasco, Paraná e Figueirense. Segundo o matemático Oswald de Souza, os santistas, 4.º colocados na tabela, estão muito próximos de uma das vagas, com 99% de chances. O Vasco, 5.º na classificação, vem na seqüência, com 60% de chances de ficar com a derradeira vaga. Esses dois times se enfrentam no próximo domingo e essas proporções podem mudar, dependendo do resultado.

Correndo por fora e sem depender apenas de si vem o Paraná, 6.º, com 37% de chances de chegar a Libertadores 2007, de acordo com o matemático Marcelo Leme de Arruda, do site Chance de Gol. Recentemente, o comentarista da Rede Globo Sérgio Noronha colocou o Tricolor com 48%, contra 50% de chances dos vascaínos. Na rabeira, e com possibilidades remotas, está o Figueirense, com 4%.

Copa Sul-Americana

Se o Figueira é a equipe com a menor chance de chegar a Libertadores faltando duas rodadas para o final do Brasileirão, em tratando de uma vaga para a Copa Sul-Americana a equipe catarinense está muito próxima de se garantir, com 96% de chances, segundo o matemático Marcelo Leme de Arruda. Os cálculos do estatístico colocam Cruzeiro, 7.º colocado, e Botafogo, 8.º, com 98% de chances de participar da edição do ano que vem da Sul-Americana.

Publicidade

Na atual classificação do Brasileirão, o Flamengo (com 94%), o Corinthians (com 88%), o Goiás (com 93,7%) e o Atlético-PR (com 76,6%) são os outros clubes que anseiam uma vaga neste torneio internacional. Para o Furacão, recém-eliminado da edição deste ano da Sul-Americana após a goleada sofrida contra o Pachuca no México, o maior rival pela última vaga é o Juventude, que está um ponto atrás na tabela (47 contra 46) e que tem, matematicamente, 42% de chances de chegar na frente do Rubro-Negro.

Rebaixamento

Do 15.º colocado para baixo na classificação, o único real interesse é fugir da "degola". Além de Santa Cruz e Fortaleza, matematicamente já rebaixados para a Série B do ano que vem, outros dois times serão rebaixados. Faltando duas rodadas para o fim da disputa, o São Caetano está muito próximo da Segundona, com 98% de chances de cair. A última vaga no descenso ficará entre Ponte Preta, Fluminense e Palmeiras. Os paulistas são o que tem mais chances de escapar, com apenas 1% de possibilidade de cair. Já o Tricolor carioca tem 15%, enquanto a Macaca ainda é a equipe mais próxima de disputar a Série B em 2007, com 86% de chances.