Um dos ralis mais tradicionais, e temidos, o Rali Dacar já tem o trajeto da trigésima edição definido para 2008. Como no ano passado, a prova novamente terá largada em Lisboa, com 580 veículos representando 50 países, no dia 5 de janeiro. A chegada será em Dakar, capital do Senegal, no dia 20 de janeiro, com a passagem pelo deserto do Saara.
Após 20 edições, um dos pilotos mais experientes da equipe brasileira, Klever Kolberg, ficará de fora da prova. Ele dará lugar ao carioca João Antônio Francioli, que pilotará o Mitsubishi ao lado de Lourival Roldan.
- Em todos esses anos, o Klever vem dividindo a função de piloto com outras nos bastidores, que também são muito importantes. Agora ele ficará só no apoio, no Brasil explica André Azevedo, que estará no caminhão Tatra ao lado de Maykel Justo e do tcheco Jaromir Martinec. No ano passado, o caminhão ficou na quinta colocação no geral.
Nos carros, além de Francioli e Roldan, o Brasil terá também o BMW com Paulo Nobre e o português Filipe Palmeiro, além do Troller com Sergio Williams e o francês Laurent Tarnaud. Nas motos, Rodolpho Mattheis, José Hélio Filho e Sylvio Barros participarão deste trigésima edição, que terá um grande número de novatos, em torno de 40% nas motos e 18% nos carros.
Mais areia no caminho dos pilotos
Uma alteração em relação aos anos anteriores está na inclusão de um trecho maior de areia na prova, com oito estágios planejados para o deserto da Mauritânia, antes de chegar ao Senegal. No total, serão cobertos 9.273km, 1.500km a mais do que em 2007.
- Eles vão passando as informações aos poucos e o trecho definitivo só será conhecido na véspera da largada de cada etapa. Mas o rali já passou por todas aquelas cidades em alguma edição e já dá para perceber que teremos mais trechos de areia. A etapa decisiva e mais difícil será na Mauritânia. O deserto é muito heterogêneo, com trechos de pedra, areia e dunas, o que dificulta a navegação e a pilotagem diz André, pelo telefone.
O passo a passo do Rali Dacar 2008
05/01 Lisboa/Portimão (Portugal) 486 km06/01 Portimão/Málaga (Portugal/Espanha) 535 km07/01 Nador/Er Rachidia (Marrocos) 717 km08/01 Er Rachidia/Ouarzazate (Marrocos) 584 km09/01 Ouarzazate/Guelmim (Marrocos) 834 km10/01 Guelmim/Smara (Marrocos) 625 km11/01 Smara/Atar (Marrocos/Mauritânia) 829 km12/01 Atar/Nouakchott (Mauritânia) 531 km13/01 Etapa de repouso em Nouakchott (Mauritânia) -14/01 Nouakchott/Nouhadibou (Mauritânia) 648 km15/01 Nouhadibou/Atar (Mauritânia) 685 km16/01 Atar/Tidjikja (Mauritânia) 692 km17/01 Tidjikja/Kiffa (Mauritânia) 531 km18/01 Kiffa/Kiffa (Mauritânia) 515 km19/01 Kiffa/Saint-Louis (Mauritânia/Senegal) 757 km20/01 Saint-Louis/Dakar (Senegal) 304 km
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião