• Carregando...
Mayra Aguiar conquista bronze no judô | Franck Fifa/ AFP
Mayra Aguiar conquista bronze no judô| Foto: Franck Fifa/ AFP
  • Mayra aplica ippon que valeu o bronze
  • Brasileira exibe o bronze no judô. Favorita na competição, Mayra Aguiar fecha participação no terceiro lugar

O judô brasileiro conquistou sua terceira medalha nos Jogos de Londres na manhã desta quinta-feira (2). Por ippon - golpe perfeito do esporte -, a gaúcha Mayra Aguiar venceu a disputa pelo bronze com a holandesa Marhinde Verkerk.

A atleta de 21 anos, líder do ranking mundial, era considerada favorita ao ouro, mas parou na americana Kayla Harrison (que ganhou a medalha de ouro na competição) na semifinal. Apesar do revés, ela conseguir se recuperar e buscar o terceiro lugar. Harrison terminou a competição com o ouro, vencendo a britânica Gemma Gibbons na decisão.

"Só me dava vontade de chorar, fica uma coisa ruim. Engoli o choro, todo mundo falou comigo. A Rose [técnica Rosecleia Campos], o Leandro Guilheiro falou comigo. Isso anima. Foi bem dura essa hora. Falei: não vamos sair daqui sem nada", comentou Mayra após a luta.

De acordo com a atleta, a força psicológica foi fundamental para reverter o quadro e conquistar a medalha. "Eu estava tão focada na luta que ainda não caiu a ficha", ressaltou.

A judoca gaúcha levou a teceira medalha do judô nesta Olimpíada - a quarta do Brasil nos Jogos até aqui. Sarah Menezes conquistou o ouro e Felipe Kitadai garantiu o bronze.

Trajetória

Mayra começou a campanha da medalha de ouro vencendo com facilidade. Na estreia, derrotou a tunisiana Hana Mareghni com dois wazaris. Nas quartas de final, superou a polonesa Daria Pogorzelec pelo mesmo placar.

Já contra a norte-americana Kayla Harrison Mayra teve muita dificuldade. Após ser imobilizada, Mayra bateu a mão três vezes no tatame em sinal de desistência e foi eliminada da disputa pelo ouro.

Norte-americana leva ouro

Na final, a Kayla Harrison, apesar da torcida contra, venceu a britânica Gemma Gibbons, na disputa pelo ouro na categoria meio-pesado (até 78kg).

Gibbons acabou se tornando atração e teve como espectador, inclusive o primeiro-ministro britânico David Cameron, que acompanhava as lutas com o presidente russo Vladimir Putin. Por dois yukos, contudo, Harrison, número 2 do mundo na categoria, venceu a luta e ficou com o ouro.

A medalha de prata foi a primeira da carreira da atleta de 25 anos. O resultado é expressivo, principalmente porque Gibbons subiu para a categoria meio-pesado há poucos meses, já visando a disputa dos Jogos Olímpicos, pois a vaga britânica na sua categoria - peso-medio, até 70kg - era de Sally Conway.

Ao término da decisão, Gibbons foi ovacionada pelo público e felicitada pessoalmente por David Cameron. A festa se repetiu na cerimônia de entrega das medalhas, quando a britânica foi a mais aplaudida, no pódio que também tinha a brasileira Mayra Aguiar, que levou o bronze.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]