A McLaren perdeu todos os pontos conquistados neste ano, de acordo com a decisão do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Lewis Hamilton e Fernando Alonso, seus pilotos, não perderam os pontos conquistados neste ano e continuam na briga pelo título. A equipe inglesa também recebeu uma pesada multa de US$ 100 milhões.

CARREGANDO :)

A equipe inglesa foi considerada culpada no caso de espionagem que envolveu seus funcionários. Mike Coughlan, projetista-chefe da McLaren, recebeu documentos confidenciais de Nigel Stepney, engenheiro-chefe da Ferrari. Os dois foram demitidos após a descoberta do desvio de informações.

Entenda o caso

Publicidade

Em 26 de julho, a McLaren não foi punida pelo mesmo Conselho Mundial. A alegação na ocasião foi que a equipe inglesa não teria usado os dados da Ferrari no desenvolvimento do MP4/22, modelo desta temporada. A equipe italiana recorreu e a FIA marcou uma reunião da Corte de Apelações.

Na semana passada, antes do GP da Itália, Max Mosley, presidente da FIA, decidiu convocar uma nova reunião do Conselho Mundial da entidade. Na ocasião, novas evidências foram encontradas e o dirigente confirmou que teve acesso a uma troca de e-mails entre Fernando Alonso e Pedro de la Rosa.

O site da revista inglesa "Autosport" publicou nesta quinta-feira que a McLaren teria sido excluída do campeonato de 2007 e 2008. No entanto, cinco minutos depois, o veículo tirou a notícia do ar e publicou uma errata. Nela, o site dizia que a exclusão era apenas uma das possibilidades, fato este que não foi confirmado pela FIA.