O cenário já foi montado e os atores fazem, nos camarins, os retoques finais na maquiagem. Está tudo pronto para o início de mais um espetáculo polêmico. E começará antes da hora, na pré-temporada, não da abertura do Mundial, dia 14 de março no circuito de Sakhir, em Bahrein.
Como a Ferrari, quinta-feira, a direção da McLaren escondeu, na apresentação do modelo MP4/25, ontem, em Newbury, Inglaterra, o conjunto traseiro do carro, onde está o duplo difusor. Já não há mais dúvidas de que a segunda geração dos carros com esse recurso aerodinâmico vai gerar acusações de algumas equipes. Provavelmente ações legais também.
Diferentemente dos engenheiros da Ferrari, os da McLaren abriram o jogo, nesta sexta, embora a restrição a fotografar a traseira do monoposto. "Todo ano enfrentamos novos desafios de engenharia na Fórmula 1. Esta temporada não é exceção e concebemos um projeto que explora o conceito do duplo difusor", afirmou Martin Whitmarsh, diretor da McLaren.
Se depois de dois lançamentos o tema já esquentou, deverá alimentar tensas discussões em breve. Será o primeiro teste do novo presidente da FIA, Jean Todt, que terá de deixar muito mais claro do que o texto técnico especifica a respeito do que é permitido e proibido no difusor duplo. E com certeza agradar alguns times e desagradar outros.
Esse recurso aerodinâmico consiste em duplicar a porção final do assoalho, o que eleva a velocidade de escoamento do ar sob o carro, conferindo-lhe maior equilíbrio nas freadas, velocidade nas curvas, redução de consumo de pneus e freios, dentre outras vantagens. Ar mais rápido embaixo do carro significa menor pressão aerodinâmica sob o assoalho e maior pressão em cima de todo o veículo, daí as facilidades de condução e economia descritas. "Acredito que vamos ver soluções extremas para o conceito do duplo difusor", afirmou, nesta sexta, Paddy Lowe, diretor de engenharia da McLaren.
O modelo MP4/25 é o primeiro da McLaren depois da saída da Mercedes da sociedade, no fim do ano passado, iniciada em 1995, ainda que os alemães continuem fornecendo-lhe o seu eficiente motor. O projeto adota também concepção aerodinâmica pouco comum na tomada de ar para o motor, conectando-a com o aerofólio traseiro. "É tudo novo no MP4/25 e eu participei do projeto", afirmou Lewis Hamilton, campeão com a equipe em 2008.
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