A 100 dias dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, uma grande cerimônia na Casa da Moeda do Brasil apresentou as medalhas do evento. Nas mãos de atletas consagrados, o ouro, a prata e o bronze tornaram-se ainda mais belos. Também nesta solenidade, realizada nesta quarta-feira, foram lançadas as moedas comemorativas do Pan do Rio, que têm o valor de face de R$2,00 e R$5,00.
- Hoje é um dia importantíssimo e histórico, pois estamos a exatos 100 dias para a Cerimônia de Abertura do Pan. As medalhas estão lindas, com a cara dos Jogos. Cada medalha tem a história do seu país e estas possuem a do Brasil diz o presidente do COB e do CO-Rio, Carlos Arthur Nuzman, acrescentando que todas as exigências feitas pela Odepa foram respeitadas, como a logo e a menção do evento.
Cerca de 18 mil peças serão produzidas para o Pan, sendo 2.400 só de premiação. As demais são de participação. As medalhas possuem um formato trapezoidal envolto por um acrílico que, segundo o criador, Ney Valle, representa um retângulo que se estende. Ainda para este, a forma arrojada remete a busca da superação dos atletas.
- O retângulo é estático. Por isso, pensamos no trapézio, que leva ao movimento e é um design moderno. Tentamos agregar o valor simbólico da medalha com a modernidade do Pan do Rio. Em razão disso, usamos o acrílico, que dá uma certa leveza. Também, colocamos as fitas coloridas e com ondas, que lembram as praias cariocas explica. O Ministro do Esporte, Orlando Silva, acredita que os símbolos marcarão a história do evento. De acordo com ele, não só as medalhas poderão servir de lembranças, mas as moedas também. O político aproveitou o evento para garantir que tudo dará certo no Pan do Rio.
As medalhas entrarão em fase de produção e ficarão prontas no prazo de dois meses. Depois, estas permanecerão no Casa da Moeda do Brasil, no cofre forte. De lá só sairão quando os Jogos estiveram iniciados. Como afirmou o secretário-geral do CO-Rio, Carlos Roberto Osório, elas só se deslocarão com total segurança.