Primeira medalhista da vela feminina brasileira em uma Olimpíada, Fernanda Oliveira conquistou, ao lado da proeira Ana Luíza Barbachan, o título da classe 470 na Pré-Olímpica de Vela, em Brasília. Nesta sexta, a velejadora venceu três provas e fechou a competição de forma invicta, com sete vitórias.
"O dia foi difícil, longo. Fomos para a água de manhã e não tinha vento. Voltamos para terra, esperamos até à tarde, quando o vento entrou e as regatas puderam ter início", comenta Fernanda.
Apesar do título invicto, Fernanda lembra que não foi fácil ganhar a competição, disputada no Lago Paranoá, no Iate Clube de Brasília.
"Superamos muitos desafios para vencer em um local complicado, com buracos na raia, onde as condições mudam de uma hora para outra. Se fosse outro lugar, talvez o campeonato nem fosse realizado".
Fernanda foi bronze em Pequim 2008 na classe 470, ao lado de Isabel Swan. Agora, com nova parceira, ela se prepara para sua quarta Olimpíada e, apesar de já estar garantida nos Jogos de Londres 2012 mesmo antes da seletiva, a velejadora nem pensou em facilitar a vida das adversárias.
"Mesmo com lugar assegurado no grupo, somos velejadoras e não conseguiríamos entrar num campeonato sem pensar em ganhar. Eu e a Ana Luíza estamos nos concentrando em melhorar cada vez mais".
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião