O polonês Robert Kubica, da equipe BMW, que sofreu grave acidente no GP do Canadá de F-1, não disputará a etapa dos Estados Unidos do Mundial, domingo, em Indianápolis. Por precaução, o piloto será substituído pelo alemão Sebastian Vettel, 19, responsável pelos testes da escuderia alemã. Kubica não sofreu ferimentos graves após o acidente teve apenas um tornozelo torcido , mas a possibilidade de disputar o GP norte-americano foi afastada ontem. Os médicos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) examinaram o polonês e vetaram sua participação.
"Estou muito decepcionado, principalmente porque me sinto muito bem", afirmou Kubica, que está em Indianápolis e assistirá a prova dos boxes da equipe. O piloto passará por novos exames na França, antes da etapa de Magny-Cours, a próxima no calendário da competição. O alemão Vettel, substituto de Kubica, completará 20 anos no próximo dia 3 de julho. Será o sexto piloto mais jovem a largar em uma prova da F-1.
Os treinos livres do GP americano começam hoje. Existe uma remota possibilidade de chuva. Amanhã, dia da classificação, e no domingo, data da corrida, a previsão é similar, com a temperatura variando entre os 22°C e os 34°C e a umidade relativa do na casa do 35%.