A primeira convocação de Dunga à frente da seleção brasileira acabou frustrando quem esperava uma radical renovação na equipe ou mesmo uma oportunidade para jogadores que atuam no país. Ao contrário das expectativas, o novo técnico da equipe nacional optou em chamar 17 atletas ligados aos clubes europeus. Também manteve oito integrantes do fiasco na Copa da Alemanha. A lista com 22 nomes foi anunciada para o amistoso do dia 16 de agosto, em Oslo, contra a Noruega.
"Não podemos começar um trabalho do zero", explicou o treinador.
Mercados emergentes do Velho Mundo ganharam força na relação anunciada ontem pelo substituto de Parreira. Dudu Cearense, Daniel Carvalho e Vagner Love (todos do CSKA, da Rússia), assim como Elano (do Shakahtar Donetsk, Ucrânia) colocaram o Leste Europeu no mapa do futebol brasileiro.
"Joguei um bom tempo na Europa, tenho muitos amigos lá e recebi as melhores informações possíveis. Esses jogadores tiveram passagens ótimas pelas categorias de base. Creio que este é o momento de retornarem e mostrarem seu valor", defendeu o comandante.
Do espólio deixado no Mundial da Alemanha, Dunga pinçou Juan, Lúcio, Luisão, Fred, Robinho e Cicinho, além de alguns profissionais que serão veteranos em 2010 casos de Gilberto, 30 anos, Gilberto Silva, 29, e até mesmo Edmílson, 29, cortado às vésperas do torneio.
"Todos terão oportunidades, e a porta não está fechada para ninguém. Mas quero jogadores motivados, determinados e vibrantes", afirmou, ao ser questionado sobre a ausência de medalhões, como Kaká e os Ronaldos.
Impossibilitado de chamar jogadores de São Paulo e Inter, possíveis finalistas da Libertadores, o técnico surpreendeu também ao apostar em destaques dos clubes cariocas. Marcelo (Fluminense), Morais (Vasco) e Jônatas (Flamengo) terão uma oportunidade.
"O Rio conseguiu novamente recuperar um título, depois de muito tempo. Tem qualidade e, como em todo o Brasil, sempre surgem novos jogadores", afirmou ele, referindo-se à Copa do Brasil conquistada pelos flamenguistas. O goleiro Fábio e o atacante Wágner (ambos do Cruzeiro) são as outras apostas nacionais.
Após o desafio contra a Noruega, a seleção irá novamente se reunir no dia 2 de setembro, contra a Argentina, em Londres. A partida será disputada no novo estádio do Arsenal, o Emirates.
Os convocados
GoleirosGomes (PSV Eindhoven)Fábio (Cruzeiro)
ZagueirosJuan (Bayer Leverkusen)Lúcio (Bayern de Munique)Luisão (Benfica)Alex (PSV Eindhoven)
LateraisCicinho (Real Madrid)Maicon (Internazionale)Gilberto (Hertha Berlim)Marcelo (Fluminense)
Meio-campistasGilberto Silva (Arsenal)Edmílson (Barcelona)Dudu Cearense (CSKA)Elano (Shakahtar Donetsk)Júlio Baptista (Real Madrid)Jônatas (Flamengo)Morais (Vasco da Gama)Wágner (Cruzeiro)
AtacantesDaniel Carvalho (CSKA)Robinho (Real Madrid)Fred (Lyon)Vagner Love (CSKA)
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião