O nadador Cesar Cielo foi eleito, nesta segunda-feira, o melhor desportista do ano no Troféu Comunidade Ibero-Americana. A conquista faz parte do Prêmio Nacional do Esporte, cuja periodicidade é anual. A organização é do Conselho Superior de Esportes da Espanha. E entregue pela família real. Desde que ficou com o ouro nos 50 metros dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a carreira do brasileiro deu um salto. Cielo é o nadador mais rápido do mundo.
Em 2009, ele foi campeão mundial dos 50 e 100 metros livres em Roma, na Itália. Em dezembro do mesmo ano, estabeleceu a melhor marca do planeta nos 50 metros, em prova no Clube Pinheiros, em São Paulo: 20s91.
Há uma peculiaridade na escolha. O nadador desbancou seus rivais do futebol, façanha e tanto para os esportes aquáticos. Nas duas últimas temporadas, os vencedores dos prêmios foram jogadores de futebol. Em 2009, deu o argentino Sergio Agüero, do Atlético de Madrid. E um ano antes, o troféu ficou com seu compatriota Lionel Messi, do Barcelona.
Daí a importância de o brasileiro ser escolhido neste ano. Os prêmios serão entregues em Madri, em data ainda a ser definida.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião