• Carregando...

Rio – O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou ontem os finalistas ao prêmio de melhor atleta do ano. No masculino, a disputa está entre o ginasta Diego Hypólito, o nadador Thiago Pereira e o judoca Tiago Camilo. E no feminino concorrem a ginasta Jade Barbosa, a jogadora de futebol Marta e a saltadora com vara Fabiana Murer.

Os finalistas foram escolhidos por um colégio eleitoral composto por profissionais do esporte, dirigentes e jornalistas. Mas os vencedores serão definidos pelo público, que poderá votar em seu atleta preferido na eleição pela internet, através do site do COB (www.cob.org.br), entre 26 de novembro e 10 de dezembro.

Esta é a 9.ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, que foi criado pelo COB em 1999 – no ano passado, ganharam Giba (vôlei) e Laís Souza (ginástica artística). Dessa vez, o anúncio dos vencedores será em cerimônia marcada para o dia 17 de dezembro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, quando também serão homenageados os destaques de cada esporte em 2007.

Neste ano, haverá uma novidade: o Troféu Maria Lenk, criado em homenagem à maior atleta da história da natação brasileira, que morreu no último dia 16 de abril. O prêmio é a versão feminina do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que foi instituído em 2001 e é dado a uma atleta que ajudou a construir a história do esporte no Brasil.

Mas o grande destaque da festa do COB é mesmo o prêmio de melhor atleta do ano. Entre os homens, Diego Hypólito tem como credenciais na temporada o bicampeonato mundial na prova de solo da ginástica artística, a conquista da vaga olímpica e as duas medalhas de ouro no Pan do Rio. Já Tiago Camilo foi, em 2007, campeão mundial e pan-americano, tendo sido eleito o melhor judoca das duas competições.

Enquanto isso, Thiago Pereira saiu do Pan do Rio com o recorde de oito medalhas, sendo seis de ouro, uma de prata e uma de bronze, além de ter batido recentemente o recorde mundial dos 200 metros medley em piscina curta (25 metros). "Fico muito feliz com essa indicação e a disputa promete ser dura, já que tenho dois grandes adversários", disse o nadador de 21 anos.

E entre as mulheres, a disputa também reúne grandes vencedoras em 2007. Fabiana Murer colocou seu nome entre as melhores do mundo no salto com vara e saiu do Pan do Rio com a medalha de ouro. Jade Barbosa também levou ouro no Pan e ajudou a equipe feminina de ginástica do Brasil a garantir vaga olímpica. E Marta brilhou na seleção brasileira de futebol que foi campeã pan-americana e vice mundial.

Quatro paranaenses serão premiados em suas modalidades: Giba (vôlei), Jadel Gregório (salto triplo), Juraci Moreira (triatlo) e Tayanne Mantovanelli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]