Os melhores atletas do Brasil e do mundo estarão reunidos de 22 a 28/9, no mar de Fortaleza, para o Campeonato Mundial Senior da classe laser. As disputas, que têm como sede o Marina Park Hotel, reúnem os 150 melhores velejadores do mundo, vindos de 36 países. Entre os 14 representantes brasileiros destaca-se Robert Scheidt, ouro nas Olimpíadas de Atenas, que vai tentar seu oitavo título mundial.

CARREGANDO :)

Mesmo sendo o atual líder do ranking internacional e estando afinado com as águas cearenses, graças ao recente treino realizado durante o Campeonato Nordeste em Fortaleza, Scheidt vai enfrentar fortes concorrentes.

- O título promete ser muito disputado porque estarão competindo velejadores experientes e atletas que estão subindo no ranking - explicou.

Publicidade

Além de Scheidt, entre os favoritos está o inglês Paul Goodison, vice-líder do ranking internacional e campeão da Semana de Kiel, que aconteceu em junho deste ano na Alemanha. O esloveno Vasilij Zbogar, medalha de bronze em Atenas e terceiro do ranking, também é uma promessa de bons resultados, assim como o austríaco Andreas Geritzer, medalha de prata em Atenas.

Da equipe brasileira, além de Scheidt, outros atletas de vários estados do Brasil prometem fazer belas apresentações. André Streppel (RS), Andreas Perdicaris (SP), Carlos Fanucchi (SP) e Bruno Fontes (SC) ocupam as quatro melhores colocações de brasileiros no ranking internacional da ISAF (International Sailing Federation).

As competições do Mundial Senior iniciam com a fase classificatória (de 22 a 25/9) e seguem com as disputas decisivas na etapa final (de 26 a 28/9). Estão previstas duas regatas diárias e dois descartes, um para cada fase. O Mundial da Classe Laser 2005 prossegue com mais três campeonatos: Master (de 30 de setembro a 8 de outubro), Radial Open & Women (de 2 a 9 de dezembro) e Radial Youth (de 10 a 17 de dezembro). Fortaleza é a primeira cidade a receber quatro campeonatos mundiais ao mesmo tempo.