• Carregando...
O último dia de disputa do Brasileiro Juvenil, em Curitiba, acabou com o Corinthians campeão, impedindo o tri do Minas | Priscila Forone/Gazeta do Povo
O último dia de disputa do Brasileiro Juvenil, em Curitiba, acabou com o Corinthians campeão, impedindo o tri do Minas| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Elas intitulam-se as "Meninas Su­­perpoderosas". No 18.º Cam­­peonato Brasileiro Juvenil de Natação – Troféu Carlos Campos Sobrinho, encerrado ontem, no Clube Curi­­ti­­bano, as donas da casa mostraram o porquê da identificação com as três personagens que "salvam o dia" da cidade de Tows­­ville – cenário fictício do desenho animado.

Em quatro dias de competição, as nadadoras superpoderosas conquistaram 11 medalhas (4 ouros, 6 pratas, 1 bronze). Somadas ao bronze de João Pimentel nos 1.500 metros livre, o desempenho resultou em um inédito quarto lugar geral, à frente de clubes de ponta, como o Esporte Clube Pinheiros. Para 2010, planejam o primeiro lugar na categoria.

As curitibanas se destacaram nas provas de revezamento e as três me­dalhas no individual de Ales­san­dra Marchioro, melhor índice no feminino do Juvenil 2 (para atletas com 16 anos). "Poderia ter sido me­lhor", disse a atleta, lamentando o segundo lugar nos 100 m livre. On­tem, na final dos 50 m livre, o maior feito: baixou o recorde em 98 centésimos. Com 25s072, foi a primeira atleta juvenil no Brasil a nadar abaixo de 26 segundos.

Nos 100 m peito, Alessandra ficou com a prata e assegurou índice para os Jogos Olímpicos da Ju­­ven­tude, em agosto de 2010, em Cin­gapura. Ela já estava pré-classificada nos 50 e 100 m livre e 50 m peito. A nadadora destacou o bom trabalho do quarteto nos revezamentos.

"Estamos justificando o nome. Sabíamos que ganharíamos fácil o 4 x 50 m livre (com direito à quebra de recorde), mas vínhamos batalhando para conquistar algo nos 4 x 100 m livre", diz.

Ela, Carolina Bergamaschi (ou­ro nos 50 m peito e prata nos 50 e 100 m livre no Juvenil 1), Carolina Portugal e Alexia Marussig conquistaram ouro nessa prova, com baixa de marca para 3min52s077. No revezamento 4 x 100 medley, Danielle Rosa (prata nos 200 m costas e bronze nos 100 m costas) completou o quarteto no lugar de Alexia. O time ficou em segundo lugar.

Foram quebrados 19 recordes em águas curitibanas, o equivalente a um terço das 58 provas disputadas. A surpresa foi a atleta do Botafogo, Priscila de Souza, recordista nos 50 e 100 m livre no Juvenil 1. O capixaba Arthur Mendes Filho (Clube Libanês-ES) quebrou as marcas dos 100 e 200 m borboleta e foi o melhor nadador masculino no Juvenil 2. O índice masculino no Juvenil 1 foi do paulista Matheus Louro Neto (Unisanta-SP), recordista nos 100 e 200 m peito.

Corinthians campeão

Com 349 pontos, o Corinthians foi o campeão geral do 18.º Troféu Carlos Campos Sobrinho, com 349 pontos, impedindo o Minas Tênis Clube (segundo colocado, com 303 pontos) de chegar ao pentacampeonato consecutivo. O Unisanta completou o pódio, com 275 pontos, 15 a frente do Clube Curitibano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]